Topo

Hospitais discutem amanhã qualidade do tratamento do câncer no País

26/11/2008 14h00

São Paulo - A Associação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Combate ao Câncer (ABIFCC) apresentará amanhã, na capital paulista, o atual quadro do tratamento do câncer no País. Segundo informações da entidade, a Assembléia Geral deve contar com a participação do governador do Estado, José Serra (PSDB), e terá ainda palestras com especialistas para marcar o Dia Nacional de Combate ao Câncer.

De acordo com o presidente da ABIFCC, Aristides Maltez Filho, o objetivo do encontro será debater saídas para os principais problemas enfrentados pelo setor. Durante dois dias, a assembléia discutirá a evolução do tratamento da doença e uma proposta de revisão dos valores da Tabela do SUS (Sistema Único de Saúde) nas áreas clínicas, cirúrgicas e radioterápicas.

"Não podemos mais trabalhar com uma defasagem média de 40% no pagamento dos procedimentos do Sistema Único de Saúde. O custo hospitalar é muito alto. Uma mamoplastia, por exemplo, custa cerca de R$ 1 mil, mas o SUS paga somente R$ 305,98 pelo mesmo procedimento. Temos hospitais filantrópicos, como o de Barretos, que destinam 100% do seu atendimento ao SUS", ressalta Maltez.

AE