Topo

Cresce procura por cirurgias estéticas íntimas

Da Agência Estado<br>Em São Paulo

10/03/2009 13h00

Pouquíssimo divulgada e rodeada de tabus, a estética íntima tem sido cada vez mais procurada - por mulheres, principalmente, mas também por homens. Para elas, há cirurgias de correção dos pequenos e grandes lábios vaginais, peeling para clarear a região perianal, preenchimento, minilifting na região do púbis e até implante capilar. Eles dispõem de cirurgia para redução da bolsa escrotal e para aumentar o pênis. "Apesar da crescente procura, ninguém fica falando que fez", lembra o dermatologista Valcinir Bedin, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Estética.

Arquivo Folha Imagem
Para as mulheres, há cirurgias de correção dos pequenos e grandes lábios vaginais, peeling para clarear a região perianal, preenchimento, minilifting na região do púbis e até implante capilar
CIRURGIA ÍNTIMA: CONTROVÉRSIAS
TIPOS DE CIRURGIA PARA A MULHER
INJEÇÃO DE AUMENTO DO PONTO G
Existe tanto preconceito em torno desse tema que a divulgação ficou discreta, para evitar que seja motivo de piada. Por conta disso, muitas mulheres nem sequer imaginam que seu problema íntimo pode ser resolvido de forma simples e rápida. O ginecologista e especialista em medicina estética Silvio Eduardo Valente diz que as mulheres não discutem essas questões nem durante suas consultas médicas, por mera vergonha. Em muitos casos, o incômodo acaba interferindo na vida sexual, por tornar a pessoa cada vez mais inibida durante a relação.

"Todo mundo faz cirurgia plástica, aplica botox, etc., mas muita gente acha a estética íntima meio ridícula", afirma Valente. "Se essa opinião está presente até em profissionais da área médica, imagine entre a população." Falta informação, acreditam os médicos. Pois, além da questão estética, há problemas reais por trás de uma cirurgia íntima.

Procedimento

O procedimento mais procurado entre as mulheres, especialmente entre aquelas na faixa dos 30 e 45 anos, é a correção dos pequenos lábios vaginais, ou seja, a ninfoplastia. Por serem hipertrofiados - ou seja, maiores - e ficarem para fora da genitália, acabam machucando, com o contato da roupa, e até fazendo volume, quando a mulher veste biquíni, por exemplo.

O cirurgião plástico Marcelo Assis cita o caso de uma garota de 17 anos que fez ninfoplastia com o aval de seu ginecologista, pois os pequenos lábios fechavam a vagina e impediam a "respiração" - motivo pelo qual ela vivia com infecções. "As mulheres não sabem que se trata de procedimento simples, que não acarreta dor", explica Assis. "Por ser em região de mucosa, a cicatrização é mais rápida e leva de 20 a 25 dias para a paciente ter alta."

Ciça Vallerio