Topo

Encontro mundial reúne 2.500 para debater efeito estufa

Da Agência Estado<br>Em Genebra

31/08/2009 14h53

Começou hoje, em Genebra, na Suíça, a Conferência Mundial sobre o Clima, que reúne 2.500 autoridades e especialistas sobre o assunto. O diretor-geral da Organização Mundial de Meteorologia (OMM), Michel Jarraud, disse que autoridades discutirão medidas para melhorar a previsão do tempo de longo prazo, especialmente na África e em nações em desenvolvimento. "Nós chegamos a um ponto em que sentimos que há uma grande lacuna que precisa ser preenchida", disse.

A conferência de Genebra não é parte do processo da Conferência de Copenhague, que no fim do ano tentará concluir um acordo mundial para substituir o Protocolo de Kyoto, prevendo cortes nas emissões de gases causadores do efeito estufa. Porém, os envolvidos no encontro desta semana ressaltaram a importância do evento para auxiliar todos os países a obterem informações para adaptação às condições climáticas extremas previstas pelo aquecimento global.

A OMM já alertou que o aquecimento mudará decisões em temas como defesa contra enchentes, agricultura e geração de energia. Essas atividades, lembra a entidade da Organização das Nações Unidas (ONU), são em geral realizadas com a experiência de padrões meteorológicos e níveis dos mares de anos anteriores. "Agora nós precisamos antecipar mudanças, não podemos mais nos basear no passado para tomar decisões para o futuro", afirmou Jarraud.

A reunião desta semana discute um documento chamado "Estrutura Global para Serviços Climáticos", que pode moldar decisões sobre água, agricultura, pesca, florestas, transporte, turismo, energia e preparo para desastres naturais. Segundo Jarraud, a iniciativa se baseia em grande parte em cooperações já existentes no setor das previsões climáticas, que precisam ser ampliadas. As informações são da Dow Jones.