Topo

Campanha ressalta a importância dos cuidados com a voz em todas as idades

Estudos internacionais apontam que 36% das crianças apresentam distúrbio vocal, sendo mais prevalente na faixa etária entre os cinco e dez anos de idade - Thinkstock
Estudos internacionais apontam que 36% das crianças apresentam distúrbio vocal, sendo mais prevalente na faixa etária entre os cinco e dez anos de idade Imagem: Thinkstock

Do UOL, em São Paulo

16/04/2013 07h00

“Em todos os ciclos da vida, Seja Amigo da sua Voz!” é o tema central da campanha “Seja Amigo da Voz”, que a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa) promoverá em 2013, em razão do Dia Mundial da Voz comemorado em 16 de abril. A data será celebrada no Brasil, país foi o pioneiro na iniciativa, pelo 14º ano consecutivo. A intenção da SBFa é disseminar a importância dos cuidados com a voz, do recém-nascido ao idoso.

“A Campanha da Voz deste ano visa promover a prevenção de doenças vocais e indicar os cuidados específicos em cada fase da vida”, diz a fonoaudióloga Maria Lúcia Dragone, Coordenadora do Departamento de Voz da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.

Para Irene Marchesan, presidente da SBFa, a voz tem papel fundamental na vida das pessoas e a entidade quer cada vez mais disseminar atitudes saudáveis que conscientizem a população. “Campanhas como esta são importantes alertas que podem ajudar a identificar sintomas, favorecer o diagnóstico precoce de distúrbios vocais e indicar os melhores caminhos para o tratamento, o mais antecipado possível”.

Desde os primeiros choros e risos do bebê, o som produzido já traz formas distintas de comunicação: dor, cansaço ou satisfação. É uma forma humana de iniciar e manter contato com os outros, de satisfazer suas necessidades e de controlar o seu mundo. “Nas crianças bem novinhas já é possível identificar problemas na laringe que podem interferir negativamente no desenvolvimento vocal e comunicativo da criança no futuro”, ressalta Maria Lúcia Dragone.


Para Andréa Alves Maia, fonoaudióloga e especialista em voz, é indispensável entendermos que um distúrbio vocal na infância pode promover um efeito negativo na criança. “Isto pode impactar na sua eficiência comunicativa, no seu desenvolvimento social e educacional e na participação nas suas atividades escolares em grupo”.

Ela explica que estudos internacionais apontam que 36% das crianças apresentam distúrbio vocal, sendo mais prevalente na faixa etária entre os cinco e dez anos de idade. “É muito importante que desde a infância os pais eduquem os filhos para o bom uso da voz, sem o uso de forte intensidade, grito e emissão de sons que exigem muita força para serem produzidos”.

É na adolescência, dos dez anos aos 19 anos, que ocorrem as grandes mudanças vocais. Essas são decorrentes de alterações hormonais que transformam a laringe infantil em adulta. Estudos mostram que quanto maior a alteração vocal em adolescentes, maior o impacto na sua qualidade de vida. Já em relação ao impacto da personalidade na voz, é possível observar que adolescentes tímidos apresentaram maior número de sintomas emocionais, maior comprometimento na qualidade de vida relacionada com a voz e uma menor quantidade de fala do que nos não tímidos.

A fonoaudióloga Anna Alice Figueirêdo de Almeida, vice-coordenadora do Departamento de Voz da SBFa, lembra que “a alteração vocal e os problemas da voz em geral merecem destaque, pois é a partir da sua voz que o adolescente poderá se comunicar, se expressar e se desenvolver em seu meio social, seja na escola ou na busca pelo primeiro emprego”.  Ela explica ainda que a atuação de um fonoaudiólogo poderá estimular a compreensão, a expressão, a criatividade e a percepção por meio da comunicação.