Topo

Mãos limpas previnem doenças; veja como deve ser a lavagem correta

Thamires Andrade

Do UOL, em São Paulo

15/10/2013 07h00

Muitas doenças podem ser prevenidas mantendo-se as mãos limpas. Para conscientizar a população da necessidade de limpar a superfície, o Dia Mundial de Lavar as Mãos, comemorado nesta terça-feira (15), foi criado em 2008 e é endossado por vários governos, instituições internacionais, organizações da sociedade civil, ONGs, empresas privadas e pessoas que abraçaram a causa.

De acordo com a infectologista do hospital Alvorada (SP), Jane Teixeira, esfregar as mãos debaixo de água e sabão pode prevenir diversos tipos de doenças: virais, como a gripe; parasitárias, que incluem amebíase e giardíase; além de bacterianas, que causam diarreia, conjuntivite e pneumonia, entre outras indisposições.

Mas é preciso fazer a coisa direito. Segundo a infectologista, devemos lavar as mãos por no mínimo 20 segundos. E é preciso repetir o ritual diversas vezes: antes e depois de comer, cozinhar e usar o banheiro, ao chegar em casa, ao trocar fraldas de bebês, depois de espirrar, coçar ou assoar o nariz, antes de iniciar o banho e sempre que sentir que há sujeira.

“É importante ressaltar, ainda, que a higiene correta das mãos envolve a retirada de todos os adornos (anéis, pulseiras, relógios, etc) e que deve contemplar toda a superfície até o pulso, atentando-se para as dobras da pele, embaixo das unhas e entre os dedos”, afirma Teixeira.

Na impossibilidade do uso da água e sabão, uma alternativa para limpar a região de forma eficaz é o uso de álcool em gel, mas desde que não haja sujeira visível sobre a pele.