Topo

Ameba "come" olhos de jovem chinesa que usou lente de contato por 6 meses

Do UOL, em São Paulo

11/07/2014 13h36

Uma estudante de Taiwan, que manteve um par de lentes de contato descartáveis em seus olhos durante seis meses, perdeu a visão após ter seus globos oculares devorados por amebas.

Lian Kao, 23, foi diagnosticada com ceratite por Acanthamoeba (ameba presente na poeira, na água e no ar), infecção ocular causada por falta de limpeza das lentes. O caso foi divulgado no jornal britânico Daily Mail.

De acordo com médicos que a atenderam no Hospital de Taipei, Kao deixou de fazer o recomendável para quem usa lentes de contato: limpeza regular, retirada durante o banho e ao nadar, e uso por até oito horas por dia.

Os médicos ficaram horrorizados quando removeram as lentes de contato da garota ao descobrir que a superfície dos olhos da menina tinha sido literalmente comida pela ameba, que tinha sido capaz de se reproduzir em perfeitas condições no espaço entre as lentes de contato e os olhos.

“Os usuários de lentes de contato são um grupo de alto risco que podem ser facilmente expostos a doenças oculares”, afirmou Wan fang, diretor de oftalmologia do Hospital de Taipei.

“A falta de oxigênio pode destruir a superfície do tecido epitelial, criando pequenas feridas, as quais as bactérias podem facilmente infectar e se estender para o resto do olho”, completou.

Segundo o médico, lentes de contato descartáveis devem ser usadas somente por um mês.