Topo

"Você comanda seu futuro", filosofa angolana fã do Brasil que teve maior reinado do Miss Universo

A angolana Leila Lopes teve o reinado mais longo da história do Miss Universo: cerca de 1 ano e 3 meses - Flávio Florido/UOL
A angolana Leila Lopes teve o reinado mais longo da história do Miss Universo: cerca de 1 ano e 3 meses Imagem: Flávio Florido/UOL

Bárbara Paludeti

Do UOL, em Las Vegas (EUA)

18/12/2012 06h00

Leila Lopes, Miss Universo 2011, é detentora de marcas inéditas. Ela foi a primeira angolana a conquistar a coroa de mulher mais bonita do planeta e também teve o reinado mais longo da história do concurso: cerca de um ano e três meses.

Mesmo antes de receber a faixa em São Paulo, Leila já era fã do Brasil! A bela cresceu assistindo novelas brasileiras, inclusive a recente Avenida Brasil, e ao programa Criança Esperança, em que fez uma participação especial em 2012. A beldade também abrilhantou a Rio+20 com a sua presença.

Sobre o que aprendeu neste mais de um ano, a angolana é enfática: “a coisa mais importante que aprendi e levarei comigo é que você deve abraçar e valorizar o fato de que está no comando de seu próprio futuro”. Belas palavras, Leila!

Em entrevista ao UOL, ela contou que conhece a Miss Angola 2012 e acha que a gata tem chances de levar o título novamente ao país africano. E também falou que continua trocando mensagens com a brasileira Priscila Machado, Miss Brasil 2011, de quem ficou bastante amiga durante o concurso do ano passado.

Leia a entrevista completa:

UOL - O que mudou na sua vida neste mais de um ano de reinado como Miss Universo?
Leila Lopes -
Ser Miss Universo me ajudou a perceber que há muitos países e pessoas lindas no nosso mundo. Tive a oportunidade de viajar para lugares que nunca havia estado e tenho trabalhado com tantas pessoas surpreendentes.

UOL - Se você pudesse resumi-lo em uma palavra, qual seria?
Leila -
Incrível.

UOL - Como você se sentiu sendo a primeira angolana a ser a mulher mais bonita do mundo?
Leila -
Isso é extraordinário. É uma bênção e uma honra fazer meu país e continente tão orgulhosos. Eu não poderia estar mais feliz por representar o meu povo durante todo o meu reinado e vou continuar a fazê-lo depois que ele acabar.

Quem merece ser Miss Universo?

  • Arte UOL

    Compare, vote e escolha a mais bela das belas

UOL - Aconteceu algo que você não gostou durante o reinado? O que foi?
Leila -
Não. Mesmo se algo foi ligeiramente negativo ou desafiador, tomei como aprendizado. Foi cansativo, viagens longas, e momentos em que corríamos para pegar voos, mas nada de ruim que fica comigo.

UOL - Quais são os pontos positivos e negativos de ser miss?
Leila -
São incontáveis pontos positivos. Você tem a oportunidade de conhecer tanta gente interessante --pessoas que serão suas amigas para sempre e também pessoas que podem te ajudar com a sua carreira quando o reinado acabar. Você tem a chance de morar em Nova York, uma das melhores cidades do mundo. Você também é trazido para uma família e uma irmandade para sempre. Ser Miss Universo é um trabalho de tempo integral, então você se cansa bastante, o que é negativo, mas a recompensa vale a pena.

UOL - O que você fará após o Miss Universo 2012?
Leila -
Continuarei morando em Nova York e buscar negócios nos trabalhar que fiz. Eu realmente espero lançar minha própria linha de moda e cosméticos. Também vou trabalhar na minha própria fundação, um central infantil e em Angola.

UOL - Se você fosse jurada, o que buscaria numa candidata a Miss Universo?
Leila -
Eu buscaria uma candidate linda por dentro e por fora. A beleza exterior vai embora. Uma Miss Universo deve ter compaixão pelos outros.

UOL - O que é mais importante numa mulher: inteligência, beleza ou cultura?
Leila -
Acredito que cultura é mais importante. Aqui vai o porquê. Se uma mulher é culta, está consciente dos outros e entende de onde os outros vêm. A partir daí, ela é inteligente e tendo inteligência, é bonita.

UOL - Você tem algum medo?
Leila -
Altura! Sim, eu tenho medo de altura.

UOL - O que você aprendeu neste ano como Miss Universo e vai levar para o resto da vida?
Leila -
A coisa mais importante que eu aprendi e levarei comigo é que você deve abraçar e valorizar o fato de que está no comando do seu próprio futuro. Se você quer algo, deve ir em busca dele e se arriscar.

UOL - Sabemos que você gosta das novelas brasileiras, conseguiu assistir alguma ultimamente?
Leila -
Sim, Avenida Brasil e Cheias de Charme.

UOL - Você ainda conversa com a Miss Brasil Priscila Machado?
Leila -
Sim, converso. Nós nos mantemos em contato com frequência e nos mandamos mensagens constantemente.

UOL - Você conhece a Miss Angola 2012? Acha que ela tem chances?
Leila -
Sim, conheço e é claro que ela tem chance! Ela é uma linda garota por dentro e por fora. Estou empolgada para vê-la competir e representar nosso país.

UOL - Você veio ao Brasil no Rio+20 e no Criança Esperança, qual a lembrança mais legal que você tem do país?
Leila -
Realmente gostei de estar aí na conferência Rio+20 –aprendi tanto sobre degradação da terra, algo que realmente afeta meu país. Ser parte do Criança Esperança foi memorável porque foi um show que eu cresci assistindo. É definitivamente um dos maiores e melhores shows que eu já vi.