Topo

Quer largar tudo e viajar? Veja como organizar sua vida digital para isso

Com a tecnologia, nunca foi tão fácil trabalhar sem precisar ir para o escritório - Getty Images
Com a tecnologia, nunca foi tão fácil trabalhar sem precisar ir para o escritório Imagem: Getty Images

Kristin Wong

Do New York Times

30/03/2019 04h00

Mais de 4,8 milhões de trabalhadores independentes americanos se descrevem como nômades digitais: viajantes constantes que trabalham remotamente com a ajuda de ferramentas digitais como um laptop ou smartphone, segundo um relatório da MBO Partners, uma empresa de gerenciamento de força de trabalho.

"Foi incrível ter a flexibilidade de construir um lar temporário em qualquer lugar do mundo, contanto que tivesse internet", disse Stephanie Lee, consultora de escrita que viajou pela Ásia por nove meses em 2016, usando aplicativos como o Slack e o Google Tradutor para organizar o trabalho e viajar.

Mas se você viaja com frequência ou quer ficar em um país, a logística do nômade digital pode ser extraordinariamente complicada. Sim, você precisará armazenar seus pertences e vender seu carro, mas aqui estão algumas tarefas não tão óbvias para lidar antes de se juntar a esse grupo.

Coloque seu chefe a bordo

Se você não trabalha remotamente, pode ser algo que você pode negociar com um empregador, se você tem o tipo de trabalho que permite isso. Defenda o seu valor profissional, algo similar a pedir um aumento, e sugira que trabalhar em casa pode aumentar a produtividade, usando evidências para apoiar o seu argumento.

Se eles estiverem relutantes, sugira trabalhar em casa uma vez por semana com a opção de optar pelo trabalho remoto em tempo integral mais tarde. "Quando isso parecer bem-sucedido, gradualmente, aumente para dois ou três dias por semana e, finalmente, pergunte se você pode simplesmente trabalhar completamente remoto", disse Lee.

Configure seu escritório remoto para que você tenha as ferramentas necessárias: um ponto de acesso Wi-Fi, um sólido par de fones de ouvido com microfone e um carregador portátil, para citar alguns. Liste suas tarefas e o que você precisa para fazer com que cada uma delas seja realizada na estrada. No mínimo, você provavelmente precisará de um aplicativo de reunião como o Zoom, um aplicativo de comunicação como o Slack, e um aplicativo de gerenciamento de projetos como o Trello. Estabeleça seu horário de trabalho para quando os colegas puderem entrar em contato com você. Programe o tempo para explorar também.

Arrume seus documentos

Se você estiver viajando para o exterior, verifique se seu passaporte está atualizado. A maioria dos países exige que a validade do documento esteja no prazo de seis meses de sua última data de viagem. Você pode precisar de um visto, mas a maioria dos países não exige um para os americanos, a menos que sua estadia seja superior a 90 dias. Há exceções, portanto verifique o site do Departamento de Estado dos EUA para obter informações sobre cada país. Se você estiver no exterior vivendo como expatriado quando precisar renovar o visto, terá de visitar uma embaixada dos EUA em seu país de destino. O Departamento de Estado tem instruções sobre o assunto em seu site.

Se você está levando animais de estimação, eles precisarão de um certificado de vacinação e de saúde animal de seu veterinário, para o dizer o mínimo. Muitos países têm diretrizes mais rígidas e o Departamento de Agricultura dos EUA lista os requisitos para cada país. A viagem pode ser desconfortável e perigoso para alguns animais de estimação, então fale com um veterinário para garantir que seu bichinho esteja preparado para voar, viajar de carro ou viver em novos ambientes.

Obtenha um endereço físico

Nômades digitais precisam de uma base para correspondência, contas, registros bancários e para o empregador. Se você não planeja manter seu próprio lugar, esse endereço pode ser a casa dos pais ou de amigos. Alguns nômades alugam um endereço de correspondência físico como o Traveling Mailbox ou o Earth Class Mail, que também encaminham correspondência para o seu destino e enviam fotos por email. Você também pode encaminhar temporariamente correspondência com o Serviço de Encaminhamento do USPS Premium (nos Estados Unidos). Como alternativa, o USPS permite que você mantenha sua correspondência por até 30 dias.

Configure o acesso online para suas contas bancárias e boletos, utilize extratos sem papel e peça aos empregadores para pagá-lo digitalmente ou por depósito direto. Pesquise a rede de caixas eletrônicos do seu banco para sacar dinheiro no exterior e certifique-se de que seus cartões de crédito que cobrem taxas caras de transações no exterior. Encontre essas informações no site do seu banco ou da empresa do cartão de crédito ou simplesmente ligue para eles.

Escolha um destino (e faça um orçamento para isso)

Calcule onde você pode se dar ao luxo de viajar, dependendo do seu orçamento e prazo. (Aplicativos como Destigogo e The Earth Awaits farão isso por você). Uma vez que você saiba onde quer ir, procure hospedagem de longa duração com ferramentas como Airbnb, Hostelworld e Innclusive (que foi construída para viajantes que enfrentam discriminação racial). Orçamento para novas despesas, como transporte público, visitas a cafeterias e comida - como turista, você provavelmente desejará desfrutar de algumas refeições no restaurante local.

Inclua no seu orçamento as novas despesas, como transporte público, visitas a cafeterias e comida —como turista, você provavelmente desejará desfrutar de algumas refeições nos restaurantes locais. Algumas de suas despesas atuais podem compensar esses custos. Você provavelmente não precisará pagar serviços públicos ou abastecer seu carro com gasolina toda semana, por exemplo. Se você não precisar do seu carro, passe para uma política abrangente que ofereça um nível básico de proteção. Lee mudou sua cobertura de seguro de carro para "modo de armazenamento", que custou US$ 50 para o ano todo.

Faça um seguro

Você também precisará de um seguro de saúde. "A opção mais fácil para os nômades digitais é manter uma base em algum lugar dos Estados Unidos e manter um endereço para o qual eles estejam registrados", disse Chad Rixse, um planejador financeiro. "Dessa forma, eles podem continuar a usar seu seguro de saúde pessoal, que geralmente cobre assistência médica no exterior, até certa medida".

Verifique as normas do plano para ver quais problemas de saúde estão incluídos no exterior. Emergências com risco de vida geralmente são cobertas, mas outros incidentes provavelmente não são. Mesmo se o seu seguro padrão cobrir casos de emergência, você provavelmente terá de pagar do próprio bolso pelos cuidados subsequentes. Seguro de saúde de viagem dura algumas semanas e custa algumas centenas de dólares. Você também pode se inscrever para cobertura internacional com a sua operadora atual, o que irá lhe dar muito mais. Há também seguros de expatriados —provedores como Aetna International e Cigna Global oferecem planos que fazem a cobertura enquanto você trabalha no exterior.

Contrate um profissional de impostos

Naturalmente, há consequências fiscais de trabalhar em um lugar e morar em outro. Algumas empresas, geralmente aquelas que querem funcionários remotos e nômades digitais em suas fileiras, vão lidar com o trabalho pesado para você, mas a maioria deixa você para resolver essa pendência.

Na maioria dos países, você geralmente pode evitar o pagamento de impostos sobre sua renda se não ficar por mais de seis meses, mas as regras variam em todos os países, disse Rixse. "E os impostos estaduais de renda nos EUA podem ser um pouco mais complicados", acrescentou. Há também algumas deduções que você pode ter como nômade digital, como a casa-escritório que você está usando no exterior. Sua melhor aposta? Use o IRS Tax Preparer Directory para contratar um profissional nos EUA para ajudar.