Topo

Simulador de voo, jogos e mais: veja os melhores recursos do Google Earth

No Google Earth, é possível explorar o planeta das maneiras mais variadas possíveis; listamos algumas delas - Reprodução/Google Earth
No Google Earth, é possível explorar o planeta das maneiras mais variadas possíveis; listamos algumas delas Imagem: Reprodução/Google Earth

Bruno Madrid

Do UOL, em São Paulo

07/08/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Criado em 2001, o Google Earth vem ganhando cada vez mais funções ao longo do tempo
  • Ferramenta se baseia em imagens de alta resolução do planeta a partir de satélites
  • Hoje, além de ver ruas e pontos turísticos, é possível simular um voo e até jogar

Você sabe o que é o Google Earth, certo? Trata-se de uma plataforma de mapas da gigante de tecnologia criada para você explorar milhares de regiões pelo mundo em questão de segundos. Mas não é só isso.

Lançado em 2001 com uma gama de ferramentas muito menor do que a de hoje, o aplicativo é um parque de diversões para quem gosta de conhecer - mesmo que virtualmente - locais que, há algum tempo, ficavam apenas no imaginário. Além disto, é possível tirar curiosidades sobre geografia, entender eventos históricos, simular um voo e até participar de jogos.

Além de estar disponível em versões de smartphones (em lojas virtuais de sistemas Android e iOS) e desktop, o Google Earth também pode ser utilizado online, sem necessidade de downloads: é só acessar este link no Chrome. Abaixo, o UOL Tecnologia traz curiosidades e funções sobre o programa.

Explorar

Essa, com certeza, é a função mais conhecida da ferramenta. Para pesquisar e explorar um local pelo mundo, basta clicar na lupa (à esquerda do menu inicial) e digitar o que deseja. Pode ser um país, uma cidade, um ponto turístico e até mesmo uma rua.

O sistema, após a pesquisa, vai aproximar a imagem de satélite, demarcar a área do local e dar informações adicionais sobre ele - em caso de pontos com página no Wikipedia. Aí, basta navegar por onde deseja utilizando o zoom.

Google Earth - explorar - Reprodução - Reprodução
"Explorar" é o ponto de partida do Google Earth - basta digitar o local que quer para o sistema "viajar" até o ponto
Imagem: Reprodução

Street View

Também bastante famoso, é um complemento do recurso de explorar, já que permite aproximar o mapa até o ponto mais perto do solo. Atualmente, esta função ainda não está disponível em todos os países do mundo, mas dá para fazer uma visitinha em inúmeros locais - de grandes cidades, como São Paulo, a pontos explorados por poucas pessoas, como o pólo Sul.

O Street View aparece tanto no menu inicial (com o bonequinho) quanto dentro da aba "Viajante" (), com dicas para explorar locais específicos por aí.

Google Earth - Street View - Reprodução - Reprodução
Com o Street View, você pode "viajar" por vários lugares e ver imagens no nível do solo
Imagem: Reprodução

Jogos

Sabia que dá para testar seus conhecimentos gerais no Google Earth? Pois é. Ao selecionar o item "Viajante" (), basta ir em "Jogos" e vários deles surgirão na tela. Há quizzes sobre diferentes temas (mundo animal, futebol, guerras, praias e até lugares assustadores).

O mais legal deste tipo de ferramenta é que, depois de cada resposta, o Earth - por meio do Street View - te leva ao lugar correspondente à alternativa certa para matar a curiosidade.

Google Earth - testes - Reprodução - Reprodução
Conhecimento e diversão juntos: após cada resposta, programa te leva a lugar relacionado à questão
Imagem: Reprodução

Além de testes, há jogos interativos, como "O roubo das chaves de Kremlin" e "Em que lugar do Google Earth está Carmen Sandiego?".

Neles, é preciso decifrar alguns enigmas para completar as missões (sempre utilizando os mapas). Mais uma vez, o sistema te coloca no local referente à pergunta, e você pode, usando as setas da imagem, explorar o lugar.

Google Earth - jogos - Reprodução - Reprodução
É preciso desvendar mistérios por meio de pistas dadas por personagens criados pelo Google Earth
Imagem: Reprodução

Camadas

Que tal conhecer uma centena de mapas históricos do mundo entre 1680 a 1930? E ver, em 3D, locais paradisíacos do planeta? Essas e outras funções estão disponíveis na função denominada "Camadas", que também faz parte do item "Viajante" ().

Google Earth - camadas - Reprodução - Reprodução
Esta é parte da cidade de Florianópolis (SC) vista em 3D no Google Earth. Bonito, não?
Imagem: Reprodução

Em outro item (Tsunamis históricos), é possível relembrar os pontos dos 20 mais devastadores tsunamis do mundo, com detalhes como data, número de mortos e até a altura do pico das ondas.

Ainda sobre oceanos, mais um recurso chama a atenção: é o "Profundidade marítima", em que há uma visualização do planeta baseada em dados de um modelo de alta resolução. Ela utiliza, segundo o Earth, "conjuntos de dados globais e regionais para criar uma visualização altamente precisa da profundidade do oceano".

Google Earth - mar - Reprodução - Reprodução
Função permite ao usuário saber a profundidade de pontos específicos dos oceanos
Imagem: Reprodução

Simulador de voo

Quer se colocar no lugar de um piloto de avião? No Google Earth, isso é possível. Para isto, é necessário usar a versão de download do programa, disponível aqui.

Com o simulador de voo, você consegue ter um pouco da sensação de estar pilotando uma aeronave - com comandos específicos do teclado, dá até para fazer pousos e decolagens: tudo isso utilizando o sistema de mapas do programa.

Ah! Não precisa se preocupar: se acontecer algum acidente, você pode reiniciar o "jogo" na mesma hora.

Google Earth - simulador de voo - Reprodução - Reprodução
Aperte os cintos e decole em viagens virtuais pilotando um avião
Imagem: Reprodução

Estou com sorte

Quer explorar um lugar qualquer? Então basta selecionar o ícone "Estou com sorte" (), que fica no menu inicial - tanto para smartphones quanto para desktops.

Ao clicar, o sistema automaticamente leva você a um lugar aleatório: pode ser uma cidade, uma rua ou até um estabelecimento famoso. Aí fica por sua conta: explorar o que há em volta, ver imagem em 3D (caso disponível), usar o Street View...

Google Earth - estou com sorte - Reprodução - Reprodução
Sem criatividade? Clique no ícone "Estou com sorte" e conheça lugares aleatórios ao redor do mundo
Imagem: Reprodução

Só Tilt Salva! Dicas para você aproveitar muito seu celular

Confira nossa página

Sabe as (boas) gambiarras tecnológicas que todos amam? Confira aqui

Leia mais