Topo

NY investiga acidente de trem que matou 4 pessoas

02/12/2013 11h40

NOVA YORK, 02 dez 2013 (AFP) - Oficiais investigavam nesta segunda-feira as causas do descarrilamento de um trem em Nova York que matou quatro pessoas e deixou 67 feridos, terminando com um vagão à beira de um rio de águas congeladas.

Onze feridos estão em condição crítica. Três vítimas fatais foram encontradas fora do trem e uma dentro da composição.

Os mortos são dois homens e duas mulheres com idades entre 35 e 59 anos, todos nascidos no estado de Nova York e cidadãos americanos, segundo a Autoridade dos Transportes de Nova York (MTA).

O acidente aconteceu às 7H20 locais (10H20 de Brasília) de domingo, quando o trem tentava fazer uma curva, pouco antes da estação de Spuyten Duyvil, aol norte de Manhattan, na confluência dos rios Hudson e Harlem.

Segundo o governador do estado de Nova York, Andrew Cuomo, os trens devem reduzir a velocidade neste ponto e passar dos 112 km/h aos 48 km/h, mas vários passageiros afirmaram que a composição estava em alta velocidade na curva.

Os sete vagões do trem descarrilaram, no momento em que transportavam quase 150 passageiros. Quatro vagões saíram da via e terminaram em uma área de mata próxima. Um deles parou a poucos metros do rio do Harlem, que separa o Bronx do norte de Manhattan e está com águas congeladas.

O trem havia partido da cidade de Poughkeepsie (estado de Nova York, ao norte da cidade) um pouco antes das 6H00 locais e deveria chegar à estação Grand Central às 7H43.

Os passageiros descreveram um cenário de pesadelo: vagões sacudiram, depois viraram, em meio a gritos, poeira, pedras e escombros.

Os feridos quebraram pernas e braços, sofreram contusões na coluna vertebral, pescoço e cabeça.

Os investigadores da Junta Nacional de Segurança do Transporte (NTSB), a autoridade federal de segurança no transporte, permanecerão no local de uma semana a 10 dias.

A investigação examinará as vias, a sinalização, os freios, a parte mecânica, os procedimentos, assim como as razões das mortes.

Os registros do trem foram encontrados e a tripulação, em particular o condutor, serão interrogados nos próximos dias.

O condutor do trem já foi ouvido e está em condição estável e consciente, segundo o chefe de polícia de Nova York, Ray Kelly.

Segundo a imprensa local, o condutor teriam mencionado o mau funcionamento dos freios, mas a informação precisa ser verificada.