Topo

Equipes buscam pelo menos 18 pessoas presas em mina de carvão na Turquia

Equipes trabalham para retirar mineiros que ficaram presos em mina no sul da Turquia - Ihlas News Agency/AFP
Equipes trabalham para retirar mineiros que ficaram presos em mina no sul da Turquia Imagem: Ihlas News Agency/AFP

Em Ancara

28/10/2014 18h43

Dezoito mineradores foram considerados desaparecidos nesta terça-feira (28) na Turquia depois de uma inundação na galeria em que estavam trabalhando, segundo fontes concordantes.

A metade dos que estavam no momento conseguiu chegar rapidamente à superfície, mas um funcionário da companhia que explora a mina, Has Sekerler, não escondeu seu pessimismo em relação aos que permaneceram no poço inundado, com 300 metros de profundidade.

"Acreditamos que existam 18 mineiros nessa galeria", afirmou Sahin Uyar ao canal CNN-Türk. "Só poderiam resistir por no máximo duas horas", acrescentou.

"Cerca de 40 trabalhadores estavam na mina quando a galeria em que estavam inundou. Ainda existem 20 pessoas lá dentro", havia declarado pouco antes o governador local Murat Koca, citado pela agência de notícias governamental Anatolie.

"Não foi uma explosão de grisu", afirmou o governador Koca em uma entrevista concedida ao CNN-Türk, referindo-se à mistura entre gás metano e oxigênio, altamente explosiva quando entra em contato com o fogo em lugares fechados.

Esse acidente é registrado cinco meses depois da maior catástrofe mineira na história da Turquia, que deixou 301 mortos. Ele aconteceu nas primeiras horas da tarde em uma mina de Erkemek, na província de Karama, aproximadamente 500 km ao sul de Ancara.

No dia 13 de maio deste ano uma mina explodiu e afundou, causando a morte de 301 mineiros, a maioria devido à intoxicação por monóxido de carbono.

Oito executivos da empresa de mineração foram acusados de homicídio culposo no final do mesmo mês.