Topo

Sobe para sete número de mortos por tempestade tropical Lidia no México

Moradores passam perto de veículo tombado após passagem da tempestade em Los Cabos - Fernando Castillo/Reuters
Moradores passam perto de veículo tombado após passagem da tempestade em Los Cabos Imagem: Fernando Castillo/Reuters

02/09/2017 18h01

La Paz, México, 2 Set 2017 (AFP) - Ao menos sete pessoas morreram no Estado mexicano de Baixa Califórnia do Sul (noroeste) após a passagem da tempestade tropical Lidia, que provocou chuvas intensas e causou danos graves, anunciou neste sábado o governo local. Anteriormente tinha sido informado que a passagem do fenômeno meteorológico havia deixado quatro mortos.

"É lamentável que tenhamos um balanço vermelho, mas às vezes é responsabilidade dos próprios cidadãos se cuidarem e se protegerem. Vale mencionar que três das vítimas já foram entregues a seus familiares", disse o procurador-geral do Estado, Erasmo Palemón.

As autoridades detalharam que cinco das sete mortes ocorreram no balneário de Cabo San Lucas.

De acordo com o Centro Nacional de Furacões, Lidia avança sobre a península de Baixa Califórnia, no Pacífico, com ventos sustentados de 65 km/h. Espera-se que nas próximas horas perca força e se transforme em uma depressão tropical.

Na zona afetada por Lidia se encontram balneários de prestígio internacional como Cabo San Lucas e San José del Cabo, cujos turistas foram trasladados a abrigos, sem que fossem registrados incidentes maiores.

Por sua localização geográfica e ampla faixa litorânea, tanto no Pacífico como no Atlântico, o México é um dos países mais vulneráveis aos furacões.