Topo

Bolsas asiáticas fecham majoritariamente em baixa

01/10/2014 07h13

São Paulo - As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em baixa nesta quarta-feira, num dia em que os mercados da China e de Hong Kong não operaram devido a um feriado local, enquanto as ações na Austrália avançaram pelo segundo dia consecutivo.

A Bolsa de Seul foi destaque negativo hoje após o índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) industrial da Coreia do Seul recuar para 48,8 em setembro, de 50,3 em agosto, ficando abaixo da marca de 50,0 que sugere contração de atividade, segundo o HSBC. Na China, o PMI industrial oficial ficou em 51,1 em setembro, inalterado ante o mês anterior. O Kospi, que acompanha as ações mais negociadas na capital sul-coreana, recuou 1,41%, a 1,991.54 pontos.

Em Taiwan, por outro lado, o Taiex subiu 0,3%, a 8.990,26 pontos, mostrando recuperação moderada após atingir uma mínima intraday em quatro meses na sessão anterior.

Em outras partes da Ásia, o PSEi, da Bolsa de Manila, recuou 0,2%, a 7.268,06 pontos, pressionado por realização de lucros, enquanto o FTSE Straits Times, de Cingapura, perdeu 0,39%, a 3.264,09 pontos, atingindo o menor nível desde o começo de julho.

Segundo analistas, a onda recente de protestos pró-democracia em Hong Kong e a expectativa com a decisão de política monetária do Banco Central Europeu (BCE), que será anunciada amanhã, tendem a alimentar a cautela entre os investidores asiáticos.

Na Oceania, porém, a Bolsa de Sydney garantiu ganhos pelo segundo pregão consecutivo, sustentada pela demanda gerada pelos preços baixos das ações de bancos. O índice S&P/ASX 200, que reúne as ações mais negociadas na cidade australiana, avançou 0,8%, a 5.334,10 pontos, após a alta de 0,5% vista ontem.

No setor financeiro australiano, o Commonwealth Bank subiu 1,2%, o Westpac Banking ganhou 1,0%, o Australia & New Zealand Banking se valorizou 1,7% e o National Australia Bank avançou 0.9%. Entre mineradoras, a BHP Billiton teve alta de 0,4%, apesar de o preço do minério de ferro ter atingido nova mínima em cinco anos, mas a Rio Tinto caiu 0,5% e a Fortescue perdeu 0,6%. Com informações da Dow Jones Newswires.