Topo

Juros futuros têm viés de baixa com noticiário político

24/10/2014 09h52

São Paulo - O mercado de juros futuros abriu a sessão desta sexta-feira, 24, com viés de baixa, principalmente entre os contratos com vencimento no longo prazo, que devolvem parte dos prêmios incorporados na véspera em meio às especulações sobre as pesquisas eleitorais. No geral, os primeiros negócios são marcados pela cautela, enquanto os investidores absorvem novas notícias políticas, que incluem nova sondagem de intenção de voto e denúncias publicadas em revista semanal e já disponível nas bancas.

Às 9h10, na BMB&FBovespa, o DI para janeiro de 2021 estava na máxima, com taxa de 12,05%, de 12,10% no ajuste de ontem; o DI para janeiro de 2017 também estava na máxima, com taxa de 12,29%, de 12,30% no ajuste de ontem; e o DI para janeiro de 2016 projetava taxa de 12,04%, no mesmo nível do ajuste da véspera, mas também no maior patamar da sessão, até então.

Segundo fontes do mercado de renda fixa, o recuo era explicado pela informação, da revista Veja, de que Dilma e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sabiam do esquema de corrupção na Petrobras. Além disso, citam ajustes técnicos em relação à forte alta verificada na véspera.

Em relação às pesquisas, pela primeira vez nesta etapa da corrida à Presidência, a diferença entre a presidente e o seu adversário está fora da margem de erro, tanto no levantamento do Ibope quanto no do Datafolha. No Ibope, Dilma apareceu com oito pontos de vantagem sobre Aécio, com 54% contra 46% dos votos válidos, enquanto na Datafolha, a diferença foi de seis pontos para a presidente, ao atingir 53% dos votos válidos, ante 47% do tucano. A margem de erro é de dois pontos porcentuais.

Já a Sensus/IstoÉ mostrou Aécio com 54,6% das intenções de votos válidos, contra 45,4% de Dilma. Se for considerado o número total de votos, a pesquisa indica que Aécio tem 48,1% e Dilma, 40%. A pesquisa tem margem de erro de 2,2 pontos porcentuais, para mais ou para menos.

Nos Estados Unidos, o sentimento de aversão ao risco predomina com a confirmação do primeiro paciente diagnosticado com