Topo

FAB intercepta avião, dá tiro de advertência e força pouso no interior de SP

Em Brasília

17/11/2015 07h40

O Comando da Aeronáutica informou nesta segunda-feira (16) que caças da Força Aérea Brasileira (FAB) interceptaram um avião Sêneca EMB-810C, matrícula PT-WHM, no nordeste de Mato Grosso do Sul, e o acompanharam até as proximidades da cidade de Araçatuba, no interior de São Paulo, obrigando-a pousar.

De acordo com a nota, o procedimento foi adotado por se tratar de "uma aeronave suspeita de tráfico de drogas que desobedeceu as orientações iniciais determinadas pela defesa aeroespacial brasileira". O caso está sendo investigado pelas autoridades policiais.

A Força Aérea explicou, em nota, que um tiro de advertência foi dado para obrigar o avião suspeito a pousar. O texto diz que o processo seguiu todos os trâmites legais previstos no decreto nº 5.144, de 16/07/2004, inclusive com a realização do tiro de aviso, recurso que tem como objetivo alertar o piloto para a obrigação de atender às determinações dos caças da FAB.

Outro caso

Em 24 de outubro, a FAB perseguiu e atirou em uma outra aeronave que voava sem plano de voo e fazia uma rota "conhecida por ser utilizada para atividades ilícitas", conforme informação divulgada pela Aeronáutica, na época.

Neste caso, no entanto, o piloto não atendeu ao tiro de advertência para que descesse em local determinado pela FAB e "evadiu-se pela fronteira com o Paraguai", não sendo localizado, naquele momento.

No dia 26 de outubro, no entanto, o avião foi encontrado  com várias marcas de tiros pela Polícia Civil no aeroporto municipal de Paranavaí, no noroeste do Paraná.