Topo

A decepção na cidade fluminense que esperava prosperar com o petróleo

26/06/2016 14h39

A cidade de Itaboraí, no Estado do Rio de Janeiro, viveu anos de animação e expectativa, esperando uma prosperidade que ainda não chegou. Em 2008, quando começou a construção do Complexo Petroquímico da Petrobras (Comperj), a perspectiva era de que se criassem milhares de empregos ligados ao setor em Itaboraí, o que atraiu investimentos e trabalhadores de todo o país.

Mas uma queda no preço internacional do petróleo, os altos custos da estrutura e os escândalos de corrupção investigados pela operação Lava Jato fizeram esse sonho ruir: parte das obras do Comperj foi suspensa, e parte dos trabalhadores do local enfrentou ondas de demissões.

O Comperj - formado por duas refinarias, uma planta petroquímica e uma de gás natural - deveria ter ficado pronto em 2011, segundo a Agência Brasil. O espaço teria capacidade de refinar 165 mil barris de petróleo por dia. O objetivo seria atender ao crescimento da demanda de derivados no Brasil, como óleo diesel, nafta petroquímica, querosene de aviação, coque e GLP (gás de cozinha).

Mas atualmente a única obra com previsão para ser concluída (em 2017) é a planta de beneficiamento de gás. Empresas envolvidas na construção das refinarias foram investigadas na Operação Lava Jato, que apura pagamentos de propina e políticos. A investigação levou à prisão donos de construtoras e ex-dirigentes da Petrobras - como o então diretor de abastecimento da estatal Paulo Roberto da Costa.

No último mês de março, ainda na gestão anterior da empresa - Pedro Parente, novo presidente da estatal, assumiu o cargo em maio -, a Petrobras informou que o Comperj só deve entrar em funcionamento no ano de 2023.

A crise econômica e as incertezas sobre a construção do complexo provocaram milhares de demissões em Itaboraí - refletindo a crise financeira em todo o Estado do Rio de Janeiro, que recentemente decretou estado de calamidade por conta dos problemas de caixa.

"A nossa dispensa foi em 2015", conta o soldador Sérgio. "A despesa com dois filhos pequenos e com esposa é muito alta, então você não pode ficar parado. Quase todos os dias nós vamos na agência para ver se há uma vaga de emprego porque a gente tem que fazer alguma coisa para sustentar a família."

Muitos trabalhadores de outros Estados que foram para o Rio de Janeiro para trabalhar em Itaboraí não conseguiram voltar para casa por falta de recursos. Segundo Helil Barreto Cardozo (PTN), prefeito de Itaboraí, muitos prédios foram construídos para receber funcionários e executivos da indústria do petróleo. Porém, a maioria deles nunca entrou em funcionamento.

"Esse sonho virou um grande pesadelo para a cidade", disse Cardozo. Até agora, a Petrobras investiu estimados US$ 14 bilhões em Itaboraí. Retomar o projeto e colocar o complexo em funcionamento até 2023 vem sendo tratado como de grande importância estratégica pelo governo - para tentar reduzir o déficit da importação de combustíveis no Brasil.

Mas para os trabalhadores que apostaram no sonho do complexo petroquímico de Itaboraí, a perspectiva parece muito distante. "A gente não consegue enxergar o futuro, porque está tudo parado, a gente fica pensando em como recomeçar", disse o soldador Sérgio.