Terremoto destrói templos em Myanmar
Quase 100 templos centenários foram danificados no sítio arqueológico de Bagan. Abalo matou pelo menos três pessoas e foi sentido também na Tailândia, Índia e Bangladesh.
Um terremoto de magnitude 6,8 na escala Richter atingiu nesta quarta-feira (24/08) o centro de Myanmar e causou pelo menos três mortes. Quase 100 templos centenários em Bagan foram danificados.
De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o epicentro do tremor foi localizado a 84 quilômetros de profundidade e a 25 quilômetros a oeste da cidade de Chauk, que fica às margens do rio Irauadi.
Foram danificados pelo menos 94 templos em Bagan, com a arquitetura de pagode típica da região, segundo o Ministério da Cultura. O sítio arqueológico de Bagan possui mais de 2,2 mil construções budistas, erguidas entre os séculos 10º e 14, numa área que se estende por aproximadamente 40 quilômetros quadrados.
Bagan foi capital do Reino de Pagam entre os séculos 9º e 13. O sítio arqueológico é a principal atração turística do país.
Segundo o Comitê de Terremoto de Myanmar, essa foi a região mais afetada pelo abalo. Moradores de outras cidades também sentiram tremores e relataram danos menores, como janelas quebradas. O terremoto foi sentido, ainda, na Tailândia, Índia e Bangladesh.
Myanmar se localiza numa região de alta atividade tectônica. Em abril um terremoto de magnitude 6,9 sacudiu o noroeste do país, perto da fronteira com a Índia. As autoridades não divulgaram informações sobre danos e vítimas.
CN/ap/efe/afp
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.