Topo

Terremoto de 5,3 graus na escala Ritcher atinge o Chile

10/02/2012 11h59

Santiago do Chile, 10 fev (EFE).- Um tremor de magnitude 5,3 graus na escala Richter e média intensidade, que foi seguido por outro de 4,3 graus, atingiu neste domingo cinco regiões do centro do Chile, mas não há informações sobre vítimas e nem danos materiais.

Segundo informou o Serviço Sismológico da Universidad de Chile, o primeiro tremor aconteceu às 16h55 local (17h55, horário de Brasília) a 47 quilômetros de profundidade sob o mar e 58 quilômetros de Valparaíso.

O segundo movimento telúrico foi registrado apenas cinco minutos depois na mesma zona.

Em ambos os casos, o epicentro foi situou frente próximo à costa da cidade do Natal, que sofreu com vários tremores em novembro, quando foram registrados 17 tremores em 15 horas, embora todos eles de pouca intensidade.

De acordo com o Escritório Nacional de Emergência (Onemi), o primeiro tremor registrado neste domingo alcançou IV graus na escala de Mercalli, que vai de um a 12, nas regiões de Valparaíso e Metropolitana de Santiago.

Os tremores também foram percebidos em menores intensidades em O'Higgins e de Maule, assim como em Coquimbo, regiões situadas ao sul e ao norte da capital, respectivamente.

Segundo Onemi, não há informações sobre feridos e nem danos materiais por conta do terremoto.

O Chile é um dos países mais sísmicos do mundo e sofreu com dois dos seis maiores terremotos registrados na história. O mais forte deles, em 1960, de 9,5 graus, e o sexto, em fevereiro de 2010, de 8,8 graus.