Topo

Cardeais voltam a reunir-se após fixar início do conclave

09/03/2013 06h23

Cidade do Vaticano, 9 mar (EFE).- Um dia após terem fixado a data do conclave que elegerá o sucessor de Bento XVI - 12 de março -, os cardeais voltaram a reunir-se neste sábado para seguir aprofundando a análise sobre a situação da Igreja, a nova evangelização e o perfil que o próximo pontífice deve ter.

A nona congregação de cardeais começou às 9h30 locais (5h30 de Brasília) na Sala Nova do Sínodo, no Vaticano, local de todas as reuniões preparatórias realizadas após a Sé Vacante.

Neste sábado só haverá uma reunião, que contará com todos os 115 cardeais eleitores, ou seja, os que têm menos de 80 anos. Os octogenários, que não poderão entrar na Capela Sistina, local do conclave, têm liberdade para escolher se querem assistir a essas congregações preparatórias.

Enquanto isso, prossegue a adequação da Capela Sistina para acolher a assembleia. Hoje será instalada a chaminé exterior pela qual sairá a "fumaça branca" que anunciará ao mundo que a Igreja Católica tem um novo papa.

O segundo conclave do terceiro milênio começará na próxima terça-feira. De manhã será realizada na Basílica de São Pedro a missa "Pro eligendo Romano Pontifice", à qual os fiéis poderão assistir, e à tarde os 115 cardeais eleitores entrarão na Capela Sistina para começar a assembleia. Nessa mesma tarde pode ocorrer a primeira votação.

Para ser designado o novo papa, um cardeal deverá somar dois terços dos votos dos cardeais presentes, ou seja, pelo menos 77.