Topo

"Barbara" se transforma em furacão perto do litoral mexicano

29/05/2013 17h01

Cidade do México, 29 mai (EFE).- A tempestade tropical "Barbara" se transformou nesta quarta-feira em um furacão categoria 1 na escala Saffir Simpson de cinco níveis, muito perto do litoral dos estados de Oaxaca e Chiapas, no sul do México, informou o Serviço Meteorológico Nacional (SMN).

"O risco mais significativo de 'Barbara' é o alto potencial de chuvas, de intensas a torrenciais", afirmou através de sua conta no Twitter a Comissão Nacional de Água (Conagua), da qual depende o SMN, que lhe atribuiu um índice de periculosidade "forte".

Por sua parte, o Sistema Nacional de Defesa Civil (Sinaproc) declarou um "alerta vermelho" (perigo alto) no sudeste e no oriente do estado de Oaxaca, e no sudoeste e na zona centro-ocidental de Chiapas, estados banhados pelo oceano Pacífico.

O SMN indicou que o centro do furacão "Barbara" está situado 40 quilômetros ao sudoeste de Barra de Tonalá (Chiapas) e 105 quilômetros ao leste-sudeste de Salina Cruz (Oaxaca), e prevê que seu centro chegará ainda esta tarde ao território mexicano.

O furacão se desloca a 17 km/h rumo ao nor-nordeste, acompanhado de ventos de 120 km/h e sequências de até 140.

O SMN recomendou às populações de Oaxaca, Guerrero, Chiapas, Veracruz, Tabasco e Campeche estarem alertas por "chuvas intensas e torrenciais, ventos fortes, inundações, deslizamentos e aumento no nível de rios".

"Barbara" se transforma assim no primeiro furacão que espreita o México na atual temporada de furações do Pacífico, que começou no último dia 15 de maio e na qual a previsão é que haverá quatro intensos, quatro moderados e seis tempestades tropicais.