Topo

Governo turco crê que 302 operários morreram em acidente na mina de Soma

16/05/2014 06h59

Ancara, 16 mai (EFE).- O ministro de Energia da Turquia, Taner Yildiz, acredita que 302 mineiros morreram no incêndio que atingiu a mina de carvão de Soma e que ainda restam 18 corpos em seu interior.

"O total de mortos pode ser 301 ou 302. O máximo será 302, mas esperamos que fique em 299. Dentro da mina restam no máximo 18 corpos", disse Yildiz em entrevista coletiva em Soma, transmitida ao vivo pela emissora "NTV".

Esse número seria notavelmente menor que as primeiras estimativas do governo, que falavam em cerca de 350 mortos.

"O incêndio continua ativo, mas está diminuindo. A concentração de monóxido de carbono é menor do que ontem. Agora estamos reforçando os tetos e depois faremos uma revisão em todos os cantos da mina", explicou o ministro.

Yildiz se recusou a apontar responsáveis pelo acidente e garantiu que as investigações começarão assim que todos os corpos forem retirados da mina.

"Nesta fase não podemos deixar que os investigadores entrem na mina. Mas ninguém deveria se preocupar. A investigação prosseguirá corretamente e se houver responsabilidades, sejam de órgãos públicos ou privados, serão atribuídas", prometeu Yildiz.

O ministro pediu que as perguntas sobre a possível presença de operários sem contrato na mina sejam dirigidas aos responsáveis da empresa, Soma Holding, que adquiriu a concessão de exploração em um recente processo de privatização.

A empresa divulgou ontem à noite um comunicado no qual assegurava que o acidente "foi algo nunca visto no setor da mineração".