Topo

Rebeldes sírios avançam pelo norte de Aleppo

05/01/2015 14h52

Beirute, 5 jan (EFE).- Os rebeldes avançam nesta segunda-feira pelos arredores nordeste da cidade de Aleppo, a maior do norte da Síria, onde já causaram a morte de pelo menos 20 pessoas e deixaram vários feridos nas fileiras das forças leais ao regime de Bashar Al Assad, segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

Insurgentes da Frente Levantino e do Exército dos Emigrantes e os Seguidores tomaram o controle da zona de Manashir al Barich, no acesso nordeste da cidade, em uma tentativa de alcançar o domínio de áreas que os separam do próximo monte Barich, em mãos dos opositores.

Se os rebeldes conseguirem unir ambas as zonas, podem cortar a vida de provisões do regime que passa entre a prisão central de Aleppo e os distritos de Hadaralt e Al Malah, nessa parte da periferia da população.

Enquanto isso, prosseguem os choques iniciados na noite passada entre os soldados governamentais, que estão respaldados por milicianos xiitas iranianos e afegãos, e os rebeldes.

Em um vídeo publicado na internet, a Frente Levantino confirmou que seus homens conseguiram controlar Manashir Barich e Mayabel al Asuad.

Na gravação é possível ver os insurgentes caminhando entre os escombros de casas derruídas e destroços da batalha.

O acesso nordeste de Aleppo é palco de combates há meses, já que se as autoridades recuperarem seu controle cortariam, por sua vez, uma das principais linhas de abastecimento dos rebeldes que se encontram no interior da cidade.

Aleppo foi alvo de uma grande ofensiva dos opositores em julho de 2012 e de outras operações importantes em setembro, o que permitiu dominar amplas partes da cidade, embora não conseguiram tomar o controle total.