Topo

Carro desde onde foram disparados tiros contra Nemtsov é encontrado

28/02/2015 11h34

Moscou, 28 fev (EFE).- A polícia de Moscou localizou neste sábado o carro desde o qual foram efetuados supostamente os disparos que mataram na noite passada o líder da oposição liberal russa, Boris Nemtsov, segundo um porta-voz das forças da ordem russas citado por vários meios de comunicação.

"O veículo de cor branco dos assassinos foi achado perto do local onde ocorreram os disparos", apontou o porta-voz da polícia.

Outra fonte precisou que o Lada Priora branco dos assassinos foi achado perto da popular rua pedestre de Arbat, próximo da ponte sobre o rio Moscova onde o político opositor, um dos maiores críticos do presidente da Rússia, Vladimir Putin, foi assassinado.

"O primeiro reconhecimento do carro, achado em uma das ruas junto à Arbat, oferece sérios indícios de que precisamente os assassinos de Nemtsov fugiram pela via", assegurou o porta-voz da polícia à agência "Interfax".

Nemtsov, de 55 anos, foi atingido por quatro tiros nas costas na noite passada quando passeava com uma amiga por um das pontes sobre o rio Moscova, próxima ao Kremlin.

"Foram realizados vários disparos. No local, foram encontradas seis cápsulas de projétil de bala. Infelizmente, quatro alcançaram seu alvo", disse a porta-voz do Ministério do Interior russo, Elena Alexéyeva.

Ex-vice-primeiro-ministro em 1998, Nemtsov era um dos maiores críticos da ingerência russa na Ucrânia defendida por Putin, tanto na Revolução Laranja de 2004 como na anexação da península da Crimeia ou recente apoio aos separatistas pró-Rússia.

Pouco após sua morte ser anunciado, Putin assinalou que o crime "tem toda a pinta de um assassinato por encomenda, de caráter extremamente provocador", e assumiu pessoalmente o controle sobre a investigação, informou o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.