Topo

Tusk pede aos líderes da UE "medidas práticas" para evitar mais mortes no mar

22/04/2015 12h46

Bruxelas, 22 abr (EFE).- O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, expressou nesta quarta-feira sua confiança de que a cúpula extraordinária que reunirá amanhã em Bruxelas os líderes europeus consiga aprovar "medidas muito práticas" para "evitar que mais pessoas morram no mar".

Em sua carta de convite aos chefes de Estado e do governo da União Europeia (UE), Tusk disse que "na quinta-feira, nossa máxima prioridade é evitar que mais pessoas morram no mar".

"Espero que tenhamos um acordo sobre medidas muito práticas que contribuam para este objetivo", acrescenta.

O presidente do Conselho cita expressamente o fortalecimento das possibilidades de busca e resgate, a luta contra os traficantes de pessoas e o reforço da solidariedade entre os Estados-membros.

"Estas medidas imediatas serão um primeiro passo para desenvolver um enfoque mais sistemático e geograficamente global da UE à migração em um futuro próximo", segundo Tusk.

Na segunda-feira, o presidente do Conselho Europeu anunciou a realização de uma cúpula extraordinária, depois do naufrágio no Mediterrâneo no domingo de um barco com mais de 700 imigrantes a bordo procedente do litoral líbia.