Topo

Quarenta policiais e milicianos xiitas morrem em atentado no Iraque

01/06/2015 07h34

Bagdá, 1 jun (EFE).- Pelo menos 40 policiais iraquianos e milicianos xiitas membros da Multidão Popular morreram e outros 25 ficaram feridos após a explosão de um carro-bomba nesta segunda-feira contra sua posição perto da cidade de Faluja, na província de Al-Anbar.

Uma fonte de segurança de Al-Anbar explicou à Agência Efe que um suicida atacou com um carro militar da marca Hummer as forças governamentais que estavam reunidas na instalação militar de Al Mazni em Faluja, a 50 quilômetros a oeste de Bagdá.

A explosão causou a destruição de um armazém de munição e de equipamentos militares, assim como danos materiais nos prédios da instalação.

A fonte disse que o número de vítimas ainda não é definitivo e não descartou que aumente, esclarecendo que os feridos foram internados em hospitais próximos.

Em Faluja e em Al-Anbar em geral há uma grande presença de jihadistas do grupo Estado Islâmico (EI), que controlam amplas áreas da província.

As forças iraquianas e as milícias xiitas lançaram recentemente uma ofensiva em Al-Anbar, cujo principal objetivo é recuperar a capital Ramadi, arrebatada do Exército pelos jihadistas em 17 de maio em uma operação relâmpago que forçou a fuga dos soldados iraquianos.

A queda de Ramadi representou um duro revés para o governo de Bagdá, que se concentrava nos preparativos para libertar Al-Anbar como passagem prévia à reconquista de Mossul, principal reduto do EI no Iraque, situado no norte.