Topo

México emite ordem de captura para "El Chapo" com fins de extradição aos EUA

30/07/2015 21h35

Cidade do México, 30 jul (EFE).- Um juiz mexicano emitiu uma ordem de detenção com fins de extradição para Joaquín "El Chapo" Guzmán, em atendimento a uma solicitação formal apresentada pelo governo dos Estados Unidos, informou nesta quinta-feira a Procuradoria Geral da República (PGR) do México.

A PGR indicou em um boletim que obteve ontem a ordem do juiz do Terceiro Distrito de Processos Penais Federais, no Distrito Federal, em resposta à solicitação de extradição feita pelo governo americano "através dos condutos diplomatas conducentes", e após um processo de análise do pedido.

"Durante a análise realizada pela PGR se verificou que a solicitação cumpria os requisitos estabelecidos no Tratado de Extradição realizado entre ambas nações e com os requerimentos exigidos pela legislação mexicana", detalhou o boletim.

As autoridades dos Estados Unidos ofereceram uma recompensa de US$ 5 milhões por qualquer informação que conduza à captura do narcotraficante mexicano.

"Pusemos 'El Chapo' na lista de fugitivos mais procurados no dia 16 de julho, dentro da mesma semana de sua fuga. Há uma recompensa de US$ 5 milhões", afirmou na quarta-feira à Agência Efe um porta-voz da Agência Antidrogas Americana (DEA).

A DEA colocou em seu site uma ficha policial, com duas fotografias de Guzmán - uma com cabelo e outra sem -, na qual detalha que o criminoso enfrenta dezenas de acusações por narcotráfico, lavagem de dinheiro e outros delitos em tribunais federais de Arizona, Texas, Califórnia e Nova York.

No último dia 24 de julho, outro juiz mexicano ditou ordens de prisão para três funcionários públicos por sua provável responsabilidade na fuga do traficante do presídio de máxima segurança Altiplano I, ocorrida no dia 11 de julho.