Topo

Hamas e Jihad Islâmica "abençoam" assassinato de 2 israelenses em Hebron

13/11/2015 13h36

Cidade de Gaza, 13 nov (EFE).- O movimento islamita Hamas, que governa a Faixa de Gaza, "abençoou" o assassinato de dois israelenses em um ataque presumivelmente palestino, realizado nesta sexta-feira no sul da cidade cisjordaniana de Hebron, informaram fontes oficiais do grupo.

"Este ataque é uma mudança seletiva e única no desenvolvimento da Intifada (revolta) de Jerusalém. É uma resposta natural aos contínuos crimes da ocupação israelense", assinalou em comunicado enviado à imprensa Hussam Badran, porta-voz do Hamas na Cisjordânia.

"O ataque é uma mensagem aos pais dos mártires que a resistência palestina pode acabar com os ocupantes com a linguagem da força, que é a única mensagem que os ocupantes entendem", acrescentou o comunicado.

A Jihad Islâmica também enviou um comunicado à imprensa no qual "abençoa" o atentado e afirma que "todas as cidades da Cisjordânia vão seguir os passos dos heróis da resistência na cidade de Hebron até que os palestinos se libertem da ocupação".

Durante as orações do meio-dia desta sexta-feira, o líder do Hamas em Gaza, Mahmoud Zahar, assinalou que "a Intifada de Jerusalém lança as bases para a eliminação de Israel".

"O que acontece na Cisjordânia e Jerusalém é uma Intifada, um movimento popular que tem seus alvos, ferramentas e aspirações", afirmou.

"Deve-se resistir à ocupação com todos os meios. A resistência não são apenas os foguetes ou artilharia e Gaza nunca deixará sua gente na Cisjordânia e Jerusalém para que resistam a ocupação sozinhas", disse Zahar, antes de acrescentar que "os que se calam" perante a revolta "estão totalmente equivocados".

Dois israelenses, um pai e seu filho, foram mortos e outro, menor de idade, ferido ao serem atacados a tiros perto da colônia israelense de Otniel, ao sul de Hebron.

O fato violento aconteceu quando um atirador postado na beira da estrada 60 disparou contra uma caminhonete na qual viajavam sete membros de uma família, antes de fugir em um veículo.

Os falecidos são Yakov Litman, de cerca de 40 anos, e seu filho de 18 anos, enquanto o ferido é um menor de 16 anos que sofreu feridas leves em um pé.

Forças do Exército se deslocaram para o local do fato para procurar o agressor e fecharam os acessos para a cidade palestina de Yata.