Topo

Kate del Castillo solicita amparo jurídico para evitar detenção no México

Matt Sayles/AP
Imagem: Matt Sayles/AP

Na Cidade do México

03/02/2016 19h12

A atriz Kate del Castillo apresentou perante um tribunal do México uma solicitação de amparo a fim de evitar uma futura detenção por parte da procuradoria do país, que a investiga por ter se reunido com o traficante Joaquín "El Chapo" Guzmán em outubro do ano passado, quando ele ainda estava foragido, informou nesta quarta-feira (3) o Conselho Judiciário.

O pedido de garantia da atriz foi admitido para trâmite pelo Terceiro Juizado de Distrito de Amparo em Matéria Penal no Distrito Federal.

Datado de 2 de fevereiro e publicado hoje, o pedido de amparo da atriz se baseia em uma possível violação dos artigos constitucionais 14 e 16.

O artigo 14 estabelece que "ninguém poderá ser privado da vida, da liberdade ou de suas propriedades, posses ou direitos, apenas mediante julgamento perante os tribunais previamente estabelecidos".

Já o artigo 16 afirma que "ninguém pode ser incomodado em sua pessoa, família, domicílio, papéis ou posses, apenas em virtude de mandamento escrito da autoridade competente, que funde e motive a causa legal do procedimento".

No entanto, no acordo do juiz se estipula que a atriz tem cinco dias para informar por quais atos se ampara contra a procuradoria, já que os artigos mencionados são muito amplos, segundo disse à Agência Efe uma fonte do Conselho Judiciário.

A solicitação de amparo é divulgada depois que a Procuradoria Geral da República mexicana reconheceu que está investigando a atriz por lavagem de dinheiro.

A protagonista da série de televisão "A Rainha do Tráfico" ajudou o ator americano Sean Penn a realizar uma entrevista com Guzmán no oeste do México quando ainda estava foragido da justiça.

A procuradoria investiga se a atriz recebeu recursos do líder do Cartel de Sinaloa, detido em janeiro do ano passado, para sua marca de tequila ou para a produção de um filme sobre a vida do narcotraficante.