Topo

Governo do Peru demite procuradora responsável pela Lava Jato no país

Marcos Bezerra/Futura Press/Folhapress
Imagem: Marcos Bezerra/Futura Press/Folhapress

Em Lima

20/07/2017 03h56

A ministra da Justiça do Peru, Marisol Pérez Tello, anunciou na quarta-feira (19) a demissão da procuradora responsável pela Operação Lava Jato no país, Katherine Ampuero, por ter apresentado um recurso que evitará que a construtora Odebrecht pague uma reparação civil pelas propinas pagas em solo peruano.

Em entrevista à "RPP Notícias", Marisol afirmou que perdeu a confiança em Katherine e que o governo peruano decidiu despedi-la do cargo.

A procuradora apresentou uma ordem de inibição no caso do projeto de irrigação Olmos, aceito pela Justiça peruana, que impedirá a Odebrecht de transferir as ações mantidas em duas empresas envolvidas no projeto.

Em um comunicado, a Odebrecht informou, no início deste mês, que a medida prejudica diretamente os credores da empresa e ao próprio Estado peruano, pois sem a venda do ativo não será possível gerar os fluxos necessários para recuperar a cadeia de pagamento e proceder o pagamento de reparação civil.

Marisol Pérez Tello salientou que o governo pretende que a "Odebrecht deixe o país", mas antes pague "pelos danos civis correspondentes".

A ministra também disse que a presidente do Conselho de Defesa Jurídica do Estado, Julia Príncipe, havia renunciado em solidariedade a Katherine Ampuero, porém, minutos depois, esta declarou ao mesmo programa de TV que não renunciou; pelo contrário, fora dispensada.

"Estão me tirando do cargo por não ter aceito destituir a procuradora Katherine Ampuero pela inibição no caso Olmos", disse Julia Príncipe.

A Odebrecht é investigada no Peru pelo pagamento de US$ 29 milhões em propinas entre 2005 e 2014 para realizar obras públicas.

Um escândalo de corrupção que culminou com a prisão preventiva para o ex-presidente Ollanta Humala e sua mulher, Nadine Herédia, além de um mandado similar, para ser executado contra o ex-mandatário Alejandro Toledo e sua esposa Elianne Karp.