Topo

Giro UOL traz os destaques da noite desta sexta, 27/11, para você; ouça

Ana Luiza Rosa

Do UOL, em São Paulo

27/11/2015 18h43

Na Justiça

O governo federal e os Estados de Minas Gerais e do Espírito Santo vão entrar na Justiça contra a mineradora Samarco, a Vale e a BHP. A ação é estimada em R$ 20 bilhões.

O valor pedido é para garantir os recursos necessários ao plano de recuperação do desastre ambiental provocado pelo rompimento da barragem da Samarco em Mariana (MG).

Leia mais

 

Desastre só aumenta

Um relatório do Instituto Mineiro de Gestão de Águas aponta a presença de metais pesados como arsênico, chumbo e níquel nas regiões atingidas pela lama de rejeitos da barragem da Samarco.

Em alguns locais, como nas cidades de Ipatinga e Belo Oriente, o nível ultrapassa cem vezes o limite permitido. 

Leia mais


Operação da PF

Um bilhão de reais é o valor da multa para a Andrade Gutierrez, que confessou ter pago propina em obras para a Copa do Mundo, Petrobras e usina Nuclear Angra 3. A empreiteira fechou o acordo de delação com a Procuradoria-Geral da República na Operação Lava Jato.

O acerto terá ainda de ser homologado pelo juiz Sérgio Moro, porque relata crimes na Petrobras, e pelo ministro Teori Zavascki, porque há menção a políticos, que só podem ser investigados pelo STF.

Leia mais

 

Tem ou não tem?

O senador Romário voltou a ser alvo de questionamentos sobre ter uma conta bancária na Suíça. O parlamentar foi citado em uma suposta gravação feita pelo advogado de Nestor Cerveró, Edson Ribeiro.

Romário disse que já teve conta no banco suíço BSI quando jogava na Europa e que não se lembra se a conta foi fechada. O ex-atleta pediu à Procuradoria Geral da República que investigue essa suposta conta.

Leia mais

 

Bolsa e dólar

O dólar fechou com valorização de 2,05%, cotado a R$ 3,823. Esse é o maior valor de fechamento em duas semanas.

Já a Bolsa recuou 2,70%, ainda influenciada pelas ações da Operação Lava Jato.

Leia mais

 

Agenda

A tabela com os valores de mercado dos veículos usados vai ser divulgada amanhã pela Secretaria da Fazenda de São Paulo, no Diário Oficial do Estado.

Os donos destes carros vão ter uma redução de 3,3% nos valores do IPVA em 2016. O imposto começa a vencer no dia 11 de janeiro do próximo ano.

Leia mais

 

Relações internacionais

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, rejeitou o convite do líder turco, Recep Erdogan, para conversar sobre a tensão provocada pela derrubada de um jato russo na fronteira turco-síria, em missão de combate ao Estado Islâmico.

Putin considerou o episódio uma “punhalada nas costas”.

Leia mais

 

Adeus do Fabuloso

Luis Fabiano deu hoje uma notícia que muitos são-paulinos não queriam ouvir. O atacante confirmou que vai deixar o clube no final do ano, quando acaba o contrato dele.

Em entrevista coletiva, o jogador declarou que deixa o São Paulo com a cabeça erguida. Ele ainda não definiu onde vai jogar em 2016, mas tem proposta para atuar na China, com o técnico Vanderlei Luxemburgo.

Leia mais

 

Tite quer Pato

Tite, técnico do Corinthians, declarou que quer contar com Alexandre Pato no ano que vem. O jogador, que está emprestado ao São Paulo, pode voltar ao clube caso não seja negociado no fim do ano.

Mas no começo do mês, o presidente do clube, Roberto de Andrade, disse que Pato deve ser realmente vendido.

Leia mais

 

Mais aliens

Vem aí mais três filmes da Saga Alien. O diretor Ridley Scott revelou que os novos filmes vão ser prelúdios do longa “O Oitavo Passageiro”, de 1979. Chamado “Covenant”, o filme começa a ser rodado em março do ano que vem e deve chegar aos cinemas em outubro de 2017.

Leia mais