Topo

Giro UOL traz os destaques da manhã desta segunda, 27/06, para você; ouça

Aline Rocha

Do UOL, em São Paulo

27/06/2016 19h53

Violência juvenil

Um levantamento inédito feito pelo Ministério Público de São Paulo aponta que dois em cada três jovens infratores vêm de famílias que não têm o pai dentro de casa.

O estudo foi feito com 1.500 jovens entre 12 e 18 anos que cometeram delitos na cidade de São Paulo entre 2014 e 2015. Desse universo, 42% dos jovens também não tinham nenhum contato com o pai.

Leia mais

 

Mais um caso

Um menino de 11 anos morreu na noite de sábado (25) depois de ser baleado por um guarda-civil na zona leste de São Paulo. Waldik Gabriel Silva Chagas estava no banco de trás de um carro que participou de uma perseguição com a GCM.

Os guardas afirmam que estavam fazendo uma ronda na região de Cidade Tiradentes quando alguns motoqueiros se aproximaram e disseram que haviam sido assaltados por dois homens em um Chevette prata. De acordo com a polícia, os guardas localizaram o carro e houve troca de tiros. Os dois homens abandonaram o veículo, com o adolescente ferido, e fugiram a pé.

Leia mais

 

Presidente do Senado na mira

A Procuradoria-Geral da República investiga se o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) recebeu propina no exterior por meio do lobista Jorge Luz em um negócio da Petrobras na Argentina.

Esta é a primeira frente de investigação que relaciona Renan a um possível recebimento de dinheiro fora do país. Antes, os relatos eram de que o peemedebista foi beneficiado por desvios da Petrobras por meio de doações legais ou dinheiro em espécie.

Leia mais

 

Vai confessar?

O marqueteiro João Santana deve admitir que recebeu dinheiro para a campanha da presidente afastada Dilma Rousseff por meio de caixa dois.

Preso, ele ainda resiste a fazer delação premiada, mas amigos do publicitário acreditam que vai ser difícil Santana contestar os indícios encontrados pela operação Lava Jato que mostram pagamentos feitos a ele para a campanha de 2014.

Leia mais

 

Agora é oficial

A Prefeitura de São Paulo oficializou o fechamento da avenida Paulista aos domingos e feriados para carros, das 10h às 18h.

O anúncio foi publicado na edição de sábado do Diário Oficial da cidade, via decreto. No documento, Haddad criou o programa "Ruas Abertas", que, além da avenida Paulista, vai transformar outras ruas de São Paulo em um espaço livre de lazer e cultura para pedestres e ciclistas — sempre aos domingos.

Leia mais

 

Fim da polêmica

O cantor Wesley Safadão resolveu encerrar a polêmica sobre o cachê recebido por ele para um show em São João de Caruaru, em Pernambuco. O músico revelou que vai doar os R$ 575 mil para instituições de caridade da cidade.

A apresentação do cantor em Caruaru chegou a ser suspensa pela Justiça pernambucana depois que um grupo de advogados denunciou uma diferença de 294% no valor cobrado por Safadão em relação ao show em Campina Grande, na Paraíba, no dia 1º de julho, para o qual o cantor pede R$ 195 mil de cachê.

Leia mais

 

Chile bicampeão

O Chile venceu a Argentina nos pênaltis e conquistou o bicampeonato da Copa América. Depois do empate em 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação, a seleção de Vidal e Sanchez se saiu melhor nas penalidades, acertando quatro cobranças, contra duas da Argentina.

Os títulos nas duas últimas edições são os dois únicos do Chile na história da Copa América. Já a Argentina venceu a competição pela última vez em 1993, e desde então não foi campeã de nenhum campeonato.

Leia mais

 

“Acabou para mim”

E depois de perder o título para o Chile, o atacante Lionel Messi disse que não deve mais jogar pela Argentina. O craque afirmou que a seleção acabou para ele, e que sentiu uma “tristeza grande” depois do jogo.

Na decisão por pênaltis, Messi errou a primeira cobrança. Mesmo assim, o atacante do Barcelona se tornou durante a Copa América o maior artilheiro da história da seleção argentina, com 55 gols.

Leia mais