Topo

Irã saúda trégua palestina, mas silencia sobre governo de coalizão

26/04/2014 17h33

DUBAI, 26 Abr (Reuters) - O Irã, inimigo ferrenho de Israel, saudou neste sábado o pacto de reconciliação entre Fatah e Hamas, as duas principais facções palestinas, mas manteve silêncio a respeito de seu acordo para um governo de coalizão.

"A República Islâmica do Irã saúda qualquer ato de unidade, solidariedade e reconciliação nacional entre palestinos contra os ocupantes sionistas", disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Marzieh Afkham, em comentários divulgados pela mídia iraniana.

Mas ela não se referiu diretamente ao acordo entre o presidente palestino, Mahmoud Abbas, e o grupo militante Hamas por um governo de unidade.

"O Irã apoia qualquer decisão que leve à realização de ideais preciosos contra um regime agressivo e expansionista", teria dito ela segundo a agência estatal de notícias Irna.

O acordo entre o Hamas e a Fatah de Abbas prevê a aceitação de um governo de tecnocratas independentes dentro de cinco semanas e eleições pelo menos seis meses mais tarde.

Há tempos o Irã apoia o Hamas e outras facções militantes dedicadas à destruição do Estado judeu "ilegítimo", mas esses laços se fragilizaram nos últimos anos devido ao conflito de lealdades na guerra civil da Síria.

Governado por um clérigo muçulmano xiita ideológico, o Irã apoia o presidente sírio, Bashar al-Assad, seu aliado estratégico no Oriente Médio, enquanto o Hamas torce por grupos sunitas radicais na oposição síria.

(Por Mehrdad Balali)