Topo

Exército de Israel mata 1º palestino após 50 dias de trégua, diz governo

Nidal al-Mughrabi

Em Gaza

23/11/2014 09h26

O Ministério da Saúde palestino disse que forças israelenses mataram um palestino no norte da faixa de Gaza neste domingo (23). Esta seria a primeira morte após 50 dias o encerramento da guerra de Gaza, em agosto. O Exército israelense não comentou o fato de imediato.

O ministério palestino identificou o homem como Mohammed Halawa, 32, e disse que ele foi baleado por soldados a leste do campo de refugiados de Jabalya.

Um dos parentes de Halawa disse que ele vinha procurando por sons de pássaros que se aninham em árvores perto da fronteira com Israel e são cotados a preços elevados nos mercados de Gaza.

Israel possui uma área perto de sua fronteira com a faixa de Gaza designada como zona sem acesso para palestinos por preocupações de que militantes poderiam plantar bombas ou realizam vigilância de patrulhas israelenses.

Mais de 2.100 palestinos, a maioria civis, foram mortos durante a guerra de Gaza, de acordo com o Ministério da Saúde palestino. Israel coloca seu número de vítimas em 67 soldados e seis civis mortos por foguetes e ataques do Hamas e outros grupos militantes.