Topo

Provável mentor de atentados em Paris foi morto graças a escuta telefônica

Em Paris

20/11/2015 16h40

O principal suspeito dos atentados da sexta-feira passada em Paris foi flagrado pela polícia sendo conduzido a um edifício por uma mulher na noite anterior à morte de ambos durante uma operação de forças especiais, disse uma fonte policial nesta sexta-feira.

A polícia vinha vigiando o celular de Hasna Aitboulahcen em meio a uma investigação de drogas e conseguiu rastreá-la até um subúrbio de Saint-Denis, ao norte da capital francesa.

Eles viram a jovem de 26 anos levar Abdelhamid Abaaoud, provável mentor das explosões e disparos que mataram 130 pessoas, para o prédio onde ambos morreram na manhã de quarta-feira.

Suspeita-se que Hasna fosse prima de Abaaoud. Assim que a polícia francesa soube de autoridades marroquinas que ele estava na França, a corporação se concentrou em Hasna, que tinha laços com Abaaoud e que a polícia já vinha vigiando.

Mais cedo, uma fonte policial afirmou que Abaaoud havia sido identificado por câmeras de vigilância de rua em uma estação de metrô do subúrbio ao mesmo tempo em que os ataques aconteciam no centro de Paris.

Por Leigh Thomas e Gerard Bon