Topo

Mugabe resiste à pressão de militares para deixar governo do Zimbábue, diz fonte

O ditador do Zimbábue, Robert Mugabe, em imagem de 2016 - Philimon Bulawayo/ Reuters
O ditador do Zimbábue, Robert Mugabe, em imagem de 2016 Imagem: Philimon Bulawayo/ Reuters

MacDonald Dzirutwe

Em Harare (Zimbábue)

16/11/2017 07h49

O presidente Robert Mugabe insiste que é o único governante legítimo do Zimbábue, disse uma fonte de inteligência nesta quinta-feira, e está resistindo à mediação de um padre católico que visa conceder ao ex-guerrilheiro de 93 anos uma saída honrosa na esteira de um golpe militar.

O padre Fidelis Mukonori está atuando como intermediário entre Mugabe e os generais, que tomaram o poder na quarta-feira por meio de uma operação direcionada a "criminosos" ligados ao presidente, disse uma fonte política de alto escalão à Reuters.

A fonte não pôde dar detalhes das conversas, que parecem buscar uma transição suave e pacífica após a saída de Mugabe, que comanda o Zimbábue desde sua independência em 1980.

Mugabe, ainda visto por muitos africanos como um herói da libertação, é repudiado no Ocidente, que o vê como um déspota cujas desastrosas medidas econômicas e disposição para recorrer à violência para se manter no poder destruíram um dos Estados mais promissores da África.

Relatos da inteligência zimbabuana vistos pela Reuters levam a crer que o ex-diretor de segurança Emmerson Mnangagwa, demitido da Vice-Presidência no mês passado, está elaborando uma visão pós-Mugabe para o país com os militares e a oposição há mais de um ano.

Mapa, Zimbábue, Harare - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Alimentando a especulação de que tal plano pode estar sendo acionado, o líder opositor Morgan Tsvangirai, que está sendo tratado de câncer no Reino Unido e na África do Sul, voltou à capital Harare na noite da quarta-feira, informou seu porta-voz.

A África do Sul disse que Mugabe relatou ao presidente sul-africano, Jacob Zuma, por telefone, na quarta-feira, que está confinado à sua casa, mas que de resto está bem e que os militares o estão mantendo e à sua família, inclusive sua esposa, Grace, em segurança.

Apesar da admiração ainda existente por Mugabe, o povo é pouco afeito a Grace, de 52 anos, ex-datilógrafa do governo que iniciou um caso com Mugabe no início dos anos 1990 enquanto sua primeira esposa, Sally, sucumbia a uma doença renal.

Apelidada de "DisGrace" ou "Gucci Grace" devido a seu suposto amor por marcas famosas, ela teve uma ascensão meteórica nas fileiras do partido governista do marido, o ZANU-PF, nos últimos dois anos, o que culminou com a demissão de Mnangagwa uma semana atrás -- uma manobra que se acredita ter sido realizada para abrir caminho para Grace suceder Mugabe.

Militares tomam controle no Zimbábue, mas negam golpe

AFP