Topo

Esse conteúdo é antigo

EUA tentam determinar papel do novo líder do Estado Islâmico, diz autoridade

Reuters
Imagem: Reuters

Humeyra Pamuk

Da Reuters, em Washington

01/11/2019 17h41

Os Estados Unidos estão atentos ao novo líder do Estado Islâmico para determinar seu papel na organização e qual é o seu histórico desde que uma operação norte-americana do mês passado matou seu ex-líder Abu Bakr al-Baghdadi, disse Nathan Sales, coordenador de contraterrorismo dos EUA, nesta sexta-feira.

"Sempre que acontece uma transição de liderança na organização terrorista, queremos estar certos de que temos as informações mais recentes de que precisamos ter para confrontar a ameaça", disse Sales em um boletim.

Em uma gravação de áudio publicada na internet na quinta-feira, o Estado Islâmico confirmou que Baghdadi foi morto em um ataque de final de semana de forças especiais dos EUA no noroeste da Síria e prometeu vingança contra os EUA.

O grupo disse que um sucessor de Baghdadi, identificado como Abu Ibrahim al-Hashemi al-Quraishi, foi escolhido.

Mais cedo nesta sexta-feira, Trump tuitou sobre a substituição. "O Isis (Estado Islâmico) tem um novo líder. Sabemos exatamente quem ele é!", disse, sem entrar em detalhes.

Baghdadi foi da obscuridade à liderança do grupo ultrarradical e se declarou o "califa" de todos os muçulmanos, controlando grandes parcelas do Iraque e da Síria entre 2014 e 2017. Depois disso, o Estado Islâmico perdeu o controle para forças de uma coalizão encabeçada por Washington que incluiu iraquianos e sírios curdos.

Estado Islâmico anuncia substituto de líder morto

Band Notí­cias