Topo

Datafolha mostra empate entre eleitores que conhecem candidatos

21/04/2014 19h36

Pesquisa divulgada nesta segunda-feira (21) pela Folha de S. Paulo, mostra que apenas 17% dos eleitores conhecem "bem" ou "um pouco" os três principais pré-candidatos a presidente da República: Dilma Rousseff (PT), Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB). A pesquisa foi realizada pelo Datafolha nos dias 2 e 3 de abril.

Considerando apenas os eleitores que afirmaram conhecer os três principais candidatos, Eduardo Campos estaria à frente com 28% das intenções de votos, seguidos por Dilma, com 26%, e Aécio com 24%.

Tecnicamente, os candidatos estão empatados, já que nesse cenário a margem de erro sobe para cinco pontos percentuais, quando o normal é de dois pontos percentuais.

No cenário completo, considerando todos os eleitores pesquisados, a presidente Dilma Rousseff (PT) seria eleita no primeiro turno, com 43% das intenções de votos. Logo em seguida, aparecem os candidatos Aécio Neves (PSDB), com 18% das intenções de votos, e Eduardo Campos (PSB), com 14%. Votos em branco ou nulo somam 19%. Os eleitores que responderam que ainda não sabem em qual candidato votar somam 6%.

Lula e Marina

Considerando esse mesmo universo de eleitores que dizem conhecer bem os três principais candidatos, ao substituir Dilma Rousseff pelo ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, ele aparece com 32% das intenções de votos. Aécio e Campos pontuam com 23% cada um.

Já no cenário de substituição de Campos por sua vice na chapa para concorrer à presidência da República, Marina Silva, ela aparece com 34% das intenções de voto neste universo de eleitores, contra 23% de Dilma e 25% de Aécio.

Segundo turno

Na simulação de segundo turno com esse grupo de eleitores, Dilma seria derrotada por Aécio, com 31% das intenções de voto, contra 47% do tucano. Já em um embate com Campos, a candidata petista aparece com 31% das intenções de votos, contra 48% de Campos.

Já considerando todos os leitores pesquisados, Dilma ganharia no segundo turno contra ambos adversários. Na disputa com Aécio, Dilma pontuaria com 50% das intenções contra 31% de Aécio. Já em uma simulação contra Campos, Dilma aparece com 51% das intenções de votos, contra 27% do candidato do PSB.