Em 2022, o presidente Lula sancionou a lei que tornou o Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, um feriado nacional.
Ton Molina - 25.out.2024/Folhapress
Antes de se tornar feriado nacional, a data era feriado apenas em Mato Grosso, Rio de Janeiro, Alagoas, Amazonas, Amapá e São Paulo.
O Dia da Consciência Negra homenageia Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, símbolo de resistência à escravidão.
Conceito de Consciência Negra: Envolve a valorização das culturas africanas, autoestima negra e contrasta com a noção de superioridade da identidade branca.
SAULO DIAS/ESTADÃO CONTEÚDO
Movimento do Orgulho Negro: A consciência negra reforça a identidade e estética afrodescendente, recuperando raízes culturais suprimidas pela colonização e escravidão.
Pensadores sobre Consciência Negra: O conceito foi explorado por Frantz Fanon (foto) e W.E.B. Du Bois, que abordaram a importância do orgulho racial e questões raciais.
Movimento na África e no Brasil: Nos anos 1970, o Black Consciousness Movement na África do Sul, liderado por Steve Biko, inspirou o Movimento Negro Unificado no Brasil.
Movimento Negro Unificado: No Brasil, o MNU surgiu para enfrentar o racismo e promover a discussão sobre uma data representativa da resistência negra, questionando o 13 de maio.
SAULO DIAS/ESTADÃO CONTEÚDO
Simbolismo de Zumbi dos Palmares: A data de 20 de novembro foi escolhida em homenagem a Zumbi, morto em 1695, como símbolo de luta e resistência à escravidão.
Objetivo da Data: O Dia da Consciência Negra celebra a memória de Zumbi e busca fortalecer a consciência social sobre a história e luta dos afrodescendentes no Brasil.
CRIS FAGA/ESTADÃO CONTEÚDO
Para saber mais, acesse UOL Notícias.