Clima extremo no Brasil

Chuvas, secas e furacão: os eventos climáticos mais críticos da história recente

Por Gabryella Garcia

O frio está chegando

Os ventos frios desde a noite ontem não mentem: uma massa de ar polar que chega ao país afetará o Sul, o Sudeste, o Centro-Oeste e o sul da região Norte entre hoje e domingo. Até sábado, as temperaturas mínimas devem ficar em entre -6ºC e -8ºC.
Rivaldo Gomes/Folhapress
Nos últimos meses o Brasil tem sido afetado por eventos climáticos extremos e, até outrora, raros. Desde junho, a onda de frio deixou ao menos 12 mortos em SP, e foram três dias seguidos de neve em SC pela primeira vez desde 2000.
RAPHAEL ZULIANELLO/Estadão Conteúdo

Furacão Catarina

Há quase duas décadas, em 2004, o Brasil experimentou seu primeiro e único furação. Ele começou a se formar em março nas proximidades do litoral de SC e do RS, destruiu 1.500 casas, danificou outras 40 mil e causou prejuízos estimados em mais de US$ 400 milhões. Onze morreram e 518 se feriram.
28.mar.2004 - Jefferson Bernardes/AFP

Secas na Amazônia

Em 2005, segundo a Nasa, mais de 70 milhões de hectares de floresta enfrentaram uma "megasseca" que afetou a Amazônia. Em 2010, uma seca ainda mais devastadora fez com que em 57% da floresta amazônica houvesse menos chuva que o normal.
Lalo de Almeida/Folhapress/Lalo de Almeida/Folhapress

Além do El Niño, esses casos foram impactos pelo dipolo do oceano Atlântico Tropical, que acaba limpando algumas partículas da atmosfera que provocariam maior radiação solar no oceano para maior evaporação. Sem elas, as temperaturas acabam aumentando, e não há chuva."

Pedro Regoto,
meteorologista
Jorge Araújo/Folhapress/Jorge Araújo/Folhapress

Enchentes no Vale do Itajaí

Um forte temporal e enchentes deixaram um rastro de destruição na região do Alto Vale do Itajaí (SC) em 2008. Foram contabilizadas mais de 130 mortes.
Caio Cezar Nascimento/Folhapress

Enchente em São Luiz do Paraitinga

Em 1º de janeiro de 2010, São Luiz do Paraitinga (SP) foi tomada por alagamentos que levaram ao desmoronamento da igreja matriz, um símbolo histórico da cidade. Mais de 700 ficaram desabrigados, e foi cancelado o famoso carnaval luizense daquele ano.
0629/Joel Silva / Folhapress

Chuvas avassaladoras no Rio

Desde o primeiro dia do ano de 2010, quando dois deslizamentos de terra em Angra dos Reis mataram 53 pessoas, o Rio de Janeiro enfrentou tempestades que causaram mais de 300 mortes. As chuvas se estenderam até abril.
Rafael Andrade/Folhapress/Rafael Andrade/Folhapress

Grandes secas e crise hídrica

Em 2013 e 2014, uma grande seca assolou a região Sudeste, e a falta de chuvas foi responsável por uma crise hídrica que deixou os reservatórios de água em níveis alarmantes.
Tiago Queiroz/Estadão

Alguns estudos mostram que a causa para essas secas foram distúrbios na atmosfera e no oceano, próximo da Austrália, que causaram um fenômeno de bloqueio atmosférico na América do Sul. Ele faz com que haja pouquíssima ou nenhuma formação de nuvem. Por isso, praticamente não houve chuva."

Pedro Regoto,
meteorologista
Manoel Marques/Imprensa MG

Todas essas mudanças ambientais começaram há um tempo, especialmente pela emissão de gases de efeito estufa. A gente não notava porque tem um tempo de resposta do planeta. Não é que os efeitos sejam recentes, na verdade, é um acumulado de décadas."

Marina Hirota,
doutora em meteorologia
Peter Parks/AFP
Publicado em 28 de julho de 2021.
Edição: Clarice Cardoso