Votação americana

Como funcionam as eleições nos EUA?

Guia para entender

Diferente do Brasil, as eleições dos EUA têm regras complexas e deixam muitas pessoas confusas sobre como funciona o processo. Por lá, por exemplo, nem sempre ganha quem recebe mais votos. Aqui estão as dúvidas mais comuns.
Hill Street Studios/Getty Images

Em plena terça-feira

A eleição para presidente cai sempre na primeira terça-feira de novembro, como determina uma lei de 1845. É uma escolha controversa porque a lei foi redigida antes da industrialização, do fim da escravidão e do direito ao voto para afro-americanos e mulheres. Em 2020, a data será no dia 3 de novembro.
Getty Images

Partidos dominantes

Há vários partidos nos EUA, como o libertário e o verde, além dos independentes, mas o sistema político americano é dominado por dois: republicanos (conservador) e democratas (progressista).
Getty Images

"Eu prometo que..."

Para se candidatar à presidência é preciso ter 35 anos ou mais, ser nascido nos Estados Unidos e viver no país por, pelo menos, 14 anos.
Getty Images

Vota quem quer

O voto não é obrigatório. Cada estado tem uma forma diferente de votação, que pode ser por voto impresso, presencial ou pelo correio, mas também há locais com urnas eletrônicas. É preciso ter mais de 18 anos para votar.
Getty Images

Eleições primárias

A primeira votação é para os candidatos à Presidência de cada partido. É parte da eleição e há debates dentro dos próprios partidos para escolher um nome.
Reprodução

Vencedor

O vencedor não é sempre o candidato que tem mais votos em nível nacional, como aconteceu com Hillary Clinton em 2016 (ela teve 300 mil votos a mais do que Donald Trump). Isso porque a eleição nos EUA é indireta.
Brendan Smialowski/AFP

Eleição indireta

A população não vota diretamente para presidente, mas em pessoas (delegados) representantes. Cada delegado apoia um candidato e cada estado tem um número de delegados. Por isso ganha quem reunir o maior número destes representantes.
Wang Ying/ Xinhua

Colégio Eleitoral

Cada estado tem um número de delegados, relativo ao total de habitantes. São 538 delegados no Colégio Eleitoral dos EUA. Para ser eleito, o candidato deve ter o voto de 50% mais um dos delegados (271).
Getty Images

Importância da Califórnia

O Estado com o maior número de delegados é a Califórnia, que tem 36 milhões de habitantes e 55 delegados. Vencer na Califórnia representa conquistar 10% dos votos de todos os delegados do país e uma vantagem para o candidato.
BING GUAN

Posse do eleito

O vencedor toma posse no dia 20 de janeiro em uma cerimônia conhecida como "inauguration" em inglês, que é realizada nas escadas do prédio do Capitólio, na capital Washington DC. O mandato de um presidente dura quatro anos e ele só pode ser reeleito uma vez.
Sarah Silbiger/The New York Times
Publicado em 18 de agosto de 2020.
Edição: Mariana Tramontina