Eleições 2020:

Saiba como consultar a sua seção eleitoral pela internet

Por Carolina Marins

Desde outubro o eleitor já pode consultar seu local de votação pela internet com antecedência. Recomenda-se que todos os eleitores consultem, mesmo que tenha visto no título de eleitor físico, pois é possível que a seção tenha mudado nesta eleição.
Theo Marques/FramePhoto/Folhapress

O que é seção eleitoral?

É o lugar onde os eleitores são recebidos pelos mesários para votar. O cidadão deve encontrar uma urna eletrônica protegida da visão de outros eleitores.
Joao Wainer/Folhapress

Como sei onde vou votar?

Todas as informações sobre a seção eleitoral estão no seu título de eleitor. Porém também é possível encontrar o local por meio do site do TSE ou do TRE do seu estado. Para fazer a consulta, você vai precisar colocar seu nome, algumas informações pessoais e seu CPF ou número do título eleitoral.
uol
Ao colocar seus dados no site, vai aparecer na tela se você já tem a biometria coletada, número de inscrição, nome completo, zona e seção eleitoral e o endereço em que você deverá votar.
uol
Também é possível consultar via E-Título
TIAGO CALDAS/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Qual o endereço da minha seção?

Se você souber o número da zona eleitoral, mas não conhecer o endereço, é possível buscar essa informação no site do TSE. Vai ser pedido o estado onde você busca o endereço e listar todas as zonas eleitorais da região. É importante fazer essa checagem com antecedência.
Willian Moreira/Estadão Conteúdo

Qual documento preciso levar para entrar na seção?

O eleitor deve levar um documento de identificação com foto. Pode ser carteira de motorista, RG, carteira de trabalho, passaporte ou e-Título. Não é obrigatório ter em mãos o título eleitoral, mas estar com ele facilita na hora de buscar pelo seu local de votação. Certidão de nascimento e de casamento como prova de identidade não têm validade na hora de votar.
ANDRÉ LESSA

Com o que posso entrar na seção?

É permitida a manifestação individual e silenciosa da preferência do eleitor por um partido, coligação ou candidato. Por isso as pessoas podem usar camisetas, adesivos e broches de suas preferências. Objetos pessoais devem ser deixado em uma mesa ao lado dos mesários.
Flávio Tavares/Hoje em Dia/Estadão
Publicado em 28 de novembro de 2020.