Prevenção ao câncer de próstata

Como surgiu a campanha Novembro Azul

Campanha mundial

O Novembro Azul é uma campanha de conscientização que acontece anualmente, no mundo todo, durante o mês de novembro. A intenção é alertar a sociedade sobre prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Getty Images

A ideia do bigode

O movimento internacional surgiu inicialmente na Austrália, em 2003, chamado Movember, uma junção das palavras em inglês moustache (bigode) e november (novembro). A ideia partiu de alguns homens, que decidiram deixar o bigode (símbolo da campanha), em prol da conscientização da saúde masculina.
Getty Images

Combate à doença

O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é realizado no dia 17 de novembro. No Brasil, a campanha foi oficializada em 2014 pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia.
Pedro Ladeira/Folhapress

Homens brasileiros

Segundo dados do Inca (Instituto Nacional de Câncer), diariamente 42 homens morrem em decorrência do câncer de próstata e, aproximadamente, 3 milhões vivem com a doença. É o tipo de câncer mais frequente entre os homens brasileiros, depois do câncer de pele.
iStock

Tabu

O câncer de próstata é uma doença que atinge os homens em maior escala quando comparado ao índice em que o câncer de mama atinge as mulheres. Um dos principais fatores, além da falta de informação, é o preconceito com o exame de toque retal.
Getty Images

Diagnóstico

Homens com mais de 50 anos são mais propensos ao câncer de próstata. Daí a extrema necessidade de realizar o exame periódico anual. Os mais jovens, com histórico da doença na família, devem passar pelo procedimento clínico antes dessa faixa etária, em geral, a partir dos 45 anos.
Getty Images
Publicado em 11 de novembro de 2020.
Edição: Mariana Tramontina

Veja Também