Estratificação social

O que são e como funcionam as castas na Índia

Sistema antigo

O sistema de castas da Índia está entre as formas mais antigas de estratificação social que sobreviveram ao longo dos anos. Esse sistema de mais de 3.000 anos divide hindus em rígidos grupos hierárquicos baseados em seu "karma" (trabalho) e "dharma" (religião).
iStock

Como surgiu

Manusmriti, considerado o livro mais importante e autorizado sobre a lei hindu e datado de pelo menos mil anos antes do nascimento de Jesus Cristo, "reconhece e justifica o sistema de castas como a base da ordem e da confiança na sociedade".
iStock

O sistema de castas divide os hindus em quatro categorias principais, sendo em ordem de privilégio:

  • Brahmins (criadores, professores e intelectuais)
  • Kshatriyas (guerreiros e governantes)
  • Vaishyas (fazendeiros e mercadores)
  • Shudras (trabalhadores braçais)

Subdivisões

As castas principais foram divididas em cerca de 3.000 castas e 25 mil sub-castas, cada uma com base em sua ocupação específica. Fora desse sistema de castas hindu estavam os Achhoots, os Dalits ou os Intocáveis.
iStock

Privilégios

Durante séculos, a casta ditou quase todos os aspectos da vida religiosa e social hindu, com cada grupo ocupando um lugar específico nessa hierarquia complexa. Esse sistema concedeu muitos privilégios às castas superiores, enquanto permitia a repressão das castas inferiores pelos grupos privilegiados.
iStock

Correção histórica

A Constituição da Índia independente proibia a discriminação com base na casta. Em uma tentativa de corrigir injustiças históricas e oferecer igualdade de condições, em 1950 as autoridades anunciaram cotas em cargos governamentais e instituições educacionais para castas e tribos, as mais baixas na hierarquia de castas.
iStock

Atualidade

Nas últimas décadas, com a expansão da educação laica e o aumento da urbanização, a influência das castas tem diminuído um pouco, principalmente nas cidades onde coexistem diferentes castas. Os casamentos entre castas também estão se tornando mais comuns.
iStock
Publicado em 29 de dezembro de 2020.
Com informações da BBC Brasil

Edição: Mariana Tramontina

Veja Também