Picada de aranha-armadeira causa ereção por mais de 2 horas

Por Maurício Businar

Medindo até 17 centímetros com as pernas esticadas, a aranha-armadeira (Phoneutria sp.) tornou-se conhecida por um efeito colateral muito peculiar, provocado por sua toxina.

Rogério Bertani/Instituto Butantan

São ereções prolongadas e dolorosas, conhecidas como priapismo.

iStock

Por essa razão, seu veneno é estudado pela indústria farmacêutica para a composição de uma nova fórmula de remédio para a impotência masculina.

Thiago Cruz - 22.mai.2012/ Secom UFRGS

Priapismo é o nome que se dá a ereções involuntárias e persistentes, que podem ser causadas pela picada das aranhas, explicou o pesquisador científico Rogério Bertani.

iStock

Acidentados por outras espécies de aranhas e escorpiões também podem apresentar priapismo.

iStock

Como o priapismo geralmente ocorre em casos graves, o paciente muito provavelmente já estará recebendo atendimento quando isso acontece, senão, recomenda-se sempre procurar atendimento médico.

iStock

Em adultos, o priapismo permanece de 1 a 2 horas. Em crianças, por mais de 2 horas. De qualquer forma, não são eventos comuns, ao contrário do que se imagina

Getty Images

Apesar de seu veneno poderoso, a Phoneutria, também conhecida como aranha-da-bananeira, perde em número de vítimas para outra espécie, a aranha-marrom (Loxosceles sp.).

Rogério Bertani/Instituto Butantan

Segundo dados do Sinan, entre 2019 e 2023, foram notificados no Brasil 23.868 casos de picadas causadas pela aranha-armadeira, com 13 mortes.

sruilk/Getty Images/iStockphoto

Contra 38.030 casos de picadas causadas pela aranha-marrom, com 50 óbitos. A terceira na lista é a viúva-negra (Latrodectus sp.), com 1.015 casos registrados e apenas uma morte.

Rafael Marques Porto/Agência Fapesp

Segundo Bertani, essas aranhas são chamadas popularmente de "armadeiras" por apresentarem um comportamento de defesa quando incomodadas.

Getty Images

Elas se posicionam sobre as quatro pernas traseiras, mantendo o corpo em posição vertical; e esticando as pernas anteriores, "armando-se".

Rogério Bertani/Instituto Butantan

Nessa posição, podem saltar ou picar com facilidade. "Outras aranhas levantam as pernas anteriores quando são incomodadas, mas somente a armadeira consegue se manter nessa posição 'armada'", explica.

Divulgação/Bombeiros Voluntários de Vitor Meireles
Publicado em 20 de março de 2024.