UOL Explica

O segundo impeachment de Donald Trump

Por Carolina Marins

Impeachment? de novo

O Congresso dos EUA aprovou na última quarta-feira (13) o impeachment do presidente Donald Trump, de novo. Desta vez, menos de uma semana antes dele terminar o mandato. A votação agora segue para o Senado.
Reuters

Sem precedentes

Esta é a primeira vez na história do país que um presidente teve seu impeachment aprovado duas vezes na Câmara em um mesmo mandato. Antes dele, apenas Andrew Johnson e Bill Clinton também sofreram impeachment, mas foram absolvidos pelo Senado.
Drew Angerer/Getty Images/AFP

O primeiro

Em 2019, Trump foi acusado de abuso de poder e obstrução do Congresso após um inquérito revelar que ele pediu ajuda do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, para interferir na eleição presidencial de 2020. Ele foi absolvido em fevereiro de 2020.
EFE

O segundo

Este segundo processo ocorre após o episódio de invasão ao Capitólio feito por seus apoiadores. Agora, Trump é acusado de "incitar a violência contra o governo dos EUA".
TASOS KATOPODIS/AFP

Invasão ao Capitólio

No dia 6 de janeiro, o Congresso fazia a certificação de Joe Biden como novo presidente. Trump incitou seus apoiadores a marcharem para Washington na intenção de parar o processo. Cinco pessoas morreram.
SAUL LOEB/AFP

Fim de mandato

Este impeachment ocorre quando Trump tem menos de uma semana de mandato. Quando o Senado votar o processo, Trump já será um ex-presidente.

A intenção agora não é retirá-lo do cargo em si, mas abrir o precedente de presidentes serem condenados após o fim do mandato, além de uma tentativa de impedi-lo de concorrer novamente ao cargo.

Reuters

Fim dos direitos políticos

Se o Senado aprovar o impeachment, uma nova votação separada também poderia caçar os direitos políticos de Trump. Assim, ele perderia os benefícios de ex-presidente, como a pensão, e ficaria impedido de concorrer em 2024, como já manifestou que poderia fazê-lo.
Carlo Allegri/Reuters

Maioria no Senado

Da primeira vez, o impeachment foi aprovado no Congresso, mas barrado no Senado que detinha uma maioria republicana. Não se sabe ainda quando o Senado votará o processo, mas é provável que os democratas tenham a maioria na Casa, já que conquistaram dois acentos da Geórgia, além de contar com Kamala Harris, vice eleita de Joe Biden, como "voto de minerva".
Jim Watson/AFP

Apoio de Republicanos

Além disso, alguns parlamentares republicanos decidiram se voltar contra Trump após a invasão ao Capitólio. No Congresso, dez votaram a favor do impeachment. Da primeira vez, apenas um foi a favor: Mitt Romney. Uma aposta é que Mitch McConnell, líder da maioria no Senado, vote a favor do afastamento.
Chip Somodevilla/Getty Images

Votos necessários

A aprovação depende de 2/3 de votos dos 100 senadores. Se os democratas da Geórgia já tiverem assumido na ocasião, serão 50 democratas, e seriam necessários mais 17 republicanos para aprovar o impedimento. Isso considerando que todos comparecerão e votarão.
Saul Loeb/AFP
Publicado em 15 de janeiro de 2021.
Edição: Clarice Cardoso