Ao vivo

2º turno das Eleições 2024 ao vivo: siga pesquisas e notícias pelo Brasil

Duelo jovem x velho de Fortaleza será tema em 2026, diz cientista política

Tudo o que envolve os 31 anos de diferença entre André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT) dá o tom da disputa para a Prefeitura de Fortaleza, a mais acirrada das eleições deste ano. Para a cientista política Monalisa Soares, professora da Universidade Federal do Ceará, o duelo entre o "jovem" e o "velho" será um assunto relevante na eleição para presidente, em 2026.

Nunes lidera em SP, e 8 capitais têm disputa acirrada, indicam pesquisas

Quinze capitais decidem neste domingo (27) quem será o próximo prefeito. Enquanto as pesquisas mostram Ricardo Nunes (MDB) na liderança em São Paulo, a corrida eleitoral parece mais indefinida em Belo Horizonte, Campo Grande, Cuiabá, Fortaleza, Manaus, Natal, Palmas e Porto Velho.

Pesquisas apontam empate técnico em seis das 15 capitais que terão 2º turno

Segundo as pesquisas Datafolha e Quaest, divulgadas neste sábado (26), há empate técnico em seis das 15 capitais onde haverá segundo turno. Fortaleza, Manaus, Porto Velho, Palmas, Campo Grande e Cuiabá têm os candidatos empatados em votos válidos. Além disso, Belo Horizonte, Goiânia e Natal estão com disputas acirradas.

Fim do prazo para propaganda eleitoral nas ruas

Foi encerrado, às 22h deste sábado (26), o prazo para a propaganda eleitoral nas ruas realizada por candidatas e candidatos que concorrem ao cargo da prefeitura. A legislação autoriza, após o prazo de 24h do encerramento da votação do 1º turno das eleições, até a véspera do 2º turno, a realização de campanhas eleitorais nas ruas, por meio de alto-falantes ou amplificadores de som, distribuição de material gráfico, caminhada, carreata ou passeata. No dia da eleição, qualquer propaganda eleitoral é considerada crime, exceto a manifestação individual e silenciosa com bandeiras, broches, dísticos, adesivos e camisetas.

Amanhã, você pode ser convidado a participar do Teste de Integridade com Biometria

De acordo com o TSE, as eleitoras e os eleitores que comparecerão às urnas neste domingo (27) podem ser convidados a colaborar com mais uma fase de auditoria e fiscalização do sistema eletrônico de votação. Vinte urnas passarão por uma verificação com biometria, que utiliza as impressões digitais de voluntários para a habilitação do equipamento auditado. Mas atenção: a participação é voluntária e quem aceitar o convite apenas cederá as impressões digitais para habilitar a urna submetida à testagem. A eleitora ou o eleitor que emprestar a biometria não votará duas vezes.

Nas duas capitais com embate PT x PL, candidatos estão empatados

Cuiabá e Fortaleza são as duas capitais que têm embate entre os partidos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o presidente Lula (PT) e nas duas a pesquisa Quaest, divulgada neste sábado (26), aponta empate técnico. Na capital do Ceará, André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT) têm 50% dos votos válidos. O resultado é o mesmo na capital do Mato Grosso, onde Abílio Brunini (PL) disputa cargo com Lúdio Cabral (PT).

Votação começa às 8h (horário de Brasília) deste domingo (27) em todo país

O segundo turno das Eleições 2024 acontece em 51 municípios neste domingo (27). Todas as seções eleitorais funcionarão a partir do horário de Brasília: das 8h às 17h.

Atlas em Cuiabá: Lúdio Cabral (PT) tem 50,1% e Abílio Brunini (PL), 49,9% dos votos válidos

Pesquisa do instituto AtlasIntel em Cuiabá (MT) aponta uma indefinição sobre qual será o próximo da capital mato-grossense. O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) tem 50,1% dos votos válidos e o deputado federal Abílio Brunini (PL) aparece com 49,9%. Como a margem de erro é de três pontos porcentuais, os dois estão empatados tecnicamente.

Pesquisa Atlas em Goiânia: Sandro Mabel tem 55,5% dos votos válidos; Fred Rodrigues, 44,5%

Pesquisa Atlas divulgada neste sábado (26) aponta Sandro Mabel (União) à frente de Fred Rodrigues (PL) na disputa pela prefeitura de Goiânia, com 55,% ante 44,5% dos votos válidos.

Candidato à reeleição, prefeito de Taboão da Serra baleado no ombro recebe alta de hospital

O prefeito de Taboão da Serra e candidato à reeleição, José Aprígio (Podemos), recebeu alta do hospital neste sábado (26). Aprígio sofreu um atentado no dia 18 de outubro e foi baleado no ombro. Ele ficou sob cuidados médicos no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, desde então.

Mathilde Missioneiro/Folhapress
Mathilde Missioneiro/Folhapress

Pesquisa Atlas em BH: Fuad Noman tem 53,2% dos votos válidos e Bruno Engler, 46,8%

Pesquisa AtlasIntel sobre o cenário eleitoral de Belo Horizonte (MG) divulgada neste sábado (26), véspera do segundo turno das eleições 2024, aponta que o atual prefeito da capital mineira, Fuad Noman (PSD), tem 53,2% de votos válidos, enquanto o deputado estadual Bruno Engler (PL) registra 46,8%.

Pesquisa Atlas em SP: Nunes tem 55,6% e Boulos, 44,4% dos votos válidos

A pesquisa AtlasIntel sobre o cenário eleitoral em São Paulo mostra que o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) tem 55,6% dos votos válidos e deve ser reeleito neste domingo (27). O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) aparece com 44,4%.

Quaest Natal: Paulinho Freire (União Brasil) tem 53% dos votos válidos; Natália Bonavides (PT), 47%

Paulinho Freire (União Brasil) tem 53% dos votos válidos, enquanto Natália Bonavides (PT) tem 47%, segundo pesquisa Quaest divulgada neste sábado (26). A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

O que são votos válidos?

Os votos válidos são todos os votos destinados para candidatos. Não incluem votos brancos e nulos, pois esses são excluídos da contagem final da eleição. Nesta fase final da corrida eleitoral, o UOL optou por destacar os votos válidos, pois eles são mais fiéis à contagem que será feita nas urnas.

Ribeirão Preto: Quaest mostra Ricardo Silva (PSD) à frente de Marco Aurélio (Novo)

Ricardo Silva (PSD) lidera a disputa no segundo turno contra Marco Aurélio (Novo) para a Prefeitura de Ribeirão Preto (SP), segundo pesquisa divulgada pela Quaest neste sábado (26). Silva tem 57% dos votos válidos, e Aurélio alcança 43%. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos.