Topo

Educação é útil, mas não substitui experiência do dia a dia que um empreendedor adquire

Richard Branson

04/09/2014 00h05

P: Na escola, eu me destacava na maioria das matérias. Eu sou boa em entender as coisas rapidamente e já trabalhei em várias indústrias e domino muitas habilidades. Meu problema é que me entedio facilmente. Eu sei que trabalhar para um chefe não me levará até onde quero ir na vida, de forma que desejo trabalhar de modo independente. Mas como saber no que me destacarei? Eu me sinto atraída por muitas direções diferentes, mas não tenho capital para experimentar várias coisas. Como posso encontrar a paixão que me ajudará a ser bem-sucedida?

–Sheree Buchholz

R: Primeiro, Sheree, você certamente não carece de autoconfiança ou motivação –dois elementos cruciais para qualquer empreendedor bem-sucedido.

Como alguém que teve dificuldades na escola, eu estou impressionado com suas realizações acadêmicas (apesar de que devo acrescentar que fui capitão dos times de futebol e críquete!). O verdadeiro teste, entretanto, será transferir as habilidades que aprendeu para o mundo real. Como já escrevi, apesar da educação ser útil, ela não substitui a experiência do dia a dia que um empreendedor adquire.

Enquanto você considera se deve ou não retornar aos estudos, pense no que pode ser ganho ao fazê-lo, e o que pode ser perdido. Faça listas dos pontos positivos e negativos, depois avalie qual parece ser a melhor opção. Se você estiver voltando para desenvolver ainda mais sua base de conhecimento e para dedicar mais tempo à elaboração de seu plano para o futuro, ótimo. Mas se você estiver pensando em voltar à escola para adiar a tomada de decisões difíceis, então pense melhor. Agora é hora de agir, e os meses que você desperdiçará decidindo o que fazer poderiam ser mais bem gastos dando início ao seu negócio.

Eu também nunca me vi trabalhando para um chefe. Desde que abri minha primeira empresa na adolescência, eu quis traçar meu próprio caminho. Muitas pessoas só percebem isso mais tarde na vida, de modo que seu zelo precoce pelo empreendedorismo e pela independência devem lhe colocar em uma boa posição. Todavia, você só terá sucesso se dedicar a uma paixão em particular. Dedicar-se a muitas coisas no início de sua carreira como empreendedora e tentar emplacar em vários mercados ao mesmo tempo é uma receita para o desastre.

Mas qual direção é a certa para você? Isso, só você pode responder, Sheree.

Você diz ter muitas paixões diferentes, mas você nunca saberá qual pode ser transformada em um negócio viável até que as experimente. Lembre-se que a maioria dos primeiros empreendimentos provavelmente fracassará –mas você terá muitas oportunidades de se recuperar e voltar. Nossa equipe na Virgin fracassou tantas vezes que não consigo me lembrar de todas as decepções. Mas esse também é um dos principais motivos para termos tido algumas vitórias ao longo do caminho.

Se mesmo assim você não conseguir se decidir, peça a opinião de seus entes queridos. Eles lhe darão uma opinião honesta e poderão ajudar você a se decidir. Eles também poderão ajudar você na pesquisa inicial de mercado e em todos os aspectos da criação de um negócio. E tenha em mente que os negócios são muito mais divertidos quando você trabalha com as pessoas que ama –é um dos motivos para tantos membros de nossa equipe na Virgin terem acabado se casando uns com os outros!

Para inspiração adicional, tente encontrar um mentor que já tenha passado por isso e que possa passar seu know-how.

Tente se concentrar em uma ideia de cada vez. Eu sei que isso pode soar um pouco hipócrita, considerando que nós já iniciamos mais de 400 empresas na Virgin –frequentemente várias em seguida. Mas isso só é possível quando você tem uma base sólida para começar. Assim que você experimentar algum sucesso, uma ideia costuma levar a outra, mais opções se abrem e você terá condição de explorar mais áreas.

Na Virgin, por exemplo, nós fomos afortunados em desenvolver várias empresas de telefonia móvel em vários continentes, do México ao Canadá, da França ao Chile, da Polônia à África do Sul. Além de fornecerem ferramentas úteis aos consumidores, essas empresas são excelentes construtoras de marca para a Virgin. Assim que há um maior reconhecimento de nossa marca em um país, nós podemos expandir nossas ofertas ali, e a assumir ainda mais riscos. Mas sem a oferta inicial, nós poderíamos nunca expandir.

Eu estou muito intrigado a respeito do que você realizará, Sheree, e não tenho dúvida de que será empolgante. Mas a única forma de eu e o restante do mundo descobrirmos é você se decidir primeiro por uma direção. E a única forma de você descobrir se escolheu o caminho certo é ir à luta e experimentar.

Se funcionar, você se verá curtindo seu trabalho e amando sua vida, todo dia.

Se não, tente de novo.