Topo

Flexibilidade e diversão podem torná-lo um empreendedor melhor

Richard Branson

03/05/2015 00h02

P. Como você lida com o estresse em sua vida diária? E se você pudesse dar apenas um conselho pessoal para todos os jovens empreendedores por aí, qual seria?

Estou tentando abrir um retiro de saúde e boa forma na Costa Rica, então qualquer conselho, seja de apoio ou cautela, será muito valioso.

Relacionadas

- Tammy Gnaden

R.Não consigo contar o número de situações estressantes em que me vi desde que lancei meu primeiro negócio, mais de 50 anos atrás. Enfrentamos a ameaça de fechar várias vezes nos primeiros anos da Virgin, e desde então encontramos o que parece ser uma série interminável de desafios.

O estresse e os negócios andam de mãos dadas, e isso não é uma coisa ruim – situações de muita pressão podem certamente ser motivadoras – mas pressão demais pode ser prejudicial, tanto física quanto emocionalmente. Eu descobri que a melhor maneira de administrar o estresse é equilibrar bem a vida e o trabalho.

O bem-estar no ambiente de trabalho tem sido um tema recorrente há algum tempo, à medida que os empregadores buscam formas para desfazer hábitos corporativos obsoletos e ajudar a equipe a ficar concentrada e engajada em um mundo do qual é quase impossível se desligar. Na verdade, organizamos recentemente um debate animado e interessante no Virgin Disruptors sobre o assunto.

Para algumas pessoas, conseguir equilibrar a vida e o trabalho depende de aderir a uma rotina rigorosa: comer, dormir, exercício, repetição. Eu, contudo, não tenho uma rotina muito definida – acredito que a flexibilidade é a resposta para os empreendedores. Você nunca tem certeza do que o dia de amanhã lançará para você, portanto, a capacidade de se adaptar e priorizar é extremamente importante. Quando um desafio se apresenta, perturbando seus planos, você precisa conseguir avaliar a importância dele e reorganizar sua lista de coisas a fazer de acordo.

E embora todo empresário precise conseguir realizar muitas tarefas ao mesmo tempo, mudar o foco constantemente nem sempre é produtivo. Para definir prioridades e reservar um espaço para me concentrar, escrevo listas de tarefas que preciso concluir e quando preciso concluí-las, e daí as organizo com base no impacto delas para a empresa – isso pode funcionar para você também.

Uma vez que você priorizou sua carga de trabalho, é hora de delegar – se você puder. Se você está abrindo sua empresa sozinho, você fará muitas tarefas, desde gerenciar as contas até desenhar produtos, mas ainda assim precisa arranjar tempo para pensar sobre as questões maiores. É muita pressão!

É aqui que entra a importância de se divertir. Para se revigorar e ficar preparado para assumir qualquer desafio, você precisa encontrar tempo para a diversão. Dedicar tempo às coisas que fazem você feliz vai gerar uma atitude positiva e ajudá-lo a enfrentar os desafios estressantes. É verdade que encontrar tempo para si mesmo ou para pensar sobre o futuro de sua empresa pode parecer impossível quando você está abrindo seu negócio, mas lembre-se: você não irá longe se estiver sem energia.

Então, divertir-se não é uma recompensa para o trabalho duro – é sua tarefa e responsabilidade encontrar um tempo para rir todos os dias, quer seja conversando com amigos, batendo papo com pessoas novas ou compartilhando uma piada nas mídias sociais. Jogue fora toda a culpa que você possa sentir por interromper o trabalho e reserve um tempo para se divertir em sua agenda.

Transforme este tempo de relaxamento em uma prioridade, especialmente no período da manhã. Descobri que não é uma boa ideia mergulhar de cabeça no trabalho logo que você acorda, então eu dedico minhas manhãs para fazer exercícios e passar um tempo com a família. Isso ajuda a limpar minha mente e me dá energia para o dia inteiro.

Isso também está ligado ao meu conselho para os jovens empresários: divirtam-se. Isso é muitas vezes subestimado, mas você tem muito mais chances de ter sucesso se estiver se divertindo. Se uma oportunidade não me entusiasma, e se não é algo que me permite fazer diferença no mundo enquanto me divirto muito de forma criativa, então prefiro abrir mão dela e seguir em frente para outra coisa que me interesse.

Então, boa sorte, Tammy – um retiro de saúde e boa forma na Costa Rica parece equilibrar bem vida e trabalho e ser divertido por natureza. Só procure se divertir tanto quanto você trabalha, se não mais!

+

Não se esqueça de se divertir

O empreendedorismo traz muitos desafios, mas você não deve deixar o estresse de abrir e gerenciar uma empresa tomar conta da sua vida. Lembre-se de reservar um tempo para se divertir, cultivando essas atitudes:

- Ser flexível: Ter uma rotina é bom, mas certifique-se que seu horário é flexível o suficiente para que você possa lidar com novos problemas à medida que eles surgem.

- Ser proativo: Ponha um pouco de tempo de diversão em sua agenda diária, e cumpra à risca. Faça disso uma prioridade.

- Ser realista: Delegue responsabilidades sempre que puder, para que seus funcionários tenham espaço para crescer e você tenha tempo para recarregar as baterias.

(Perguntas dos leitores serão respondidas em colunas futuras. Por favor, envie-as para RichardBranson@nytimes.com. Por favor, inclua seu nome, país, endereço de e-mail e o nome do site ou publicação em que você lê a coluna.)

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Flexibilidade e diversão podem torná-lo um empreendedor melhor - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Últimas notícias