Desde o começo da humanidade, os seres humanos têm coletado e interpretado informações para se organizarem no espaço e nas ações cotidianas. Planejar, ponderar e orientar fazem parte da rotina. São os mesmos princípios que aplicamos, por exemplo, em uma viagem de carro: quanto tempo levarei para...
As mensalidades de valor muitas vezes astronômico das escolas particulares no Brasil se traduzem em ensino de ponta, bem superior ao do escola pública?
Temos visto nas últimas duas décadas o aumento e importância angariados por sistemas de avaliação externa de desempenho discente na educação básica. Porém, a utilização de seus resultados por parte de gestores, coordenadores e professores no cotidiano escolar é, ainda, assunto pouco explorado e...
São Paulo - Mais de 57% dos estudantes de 8 anos não conseguiram superar os dois primeiros níveis, em uma escala de quatro, de aprendizado em leitura na Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) de 2013. Em matemática, o porcentual foi de 58%.
São Paulo - O Ministério da Educação (MEC) cancelou a realização da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) para este ano. O corte de gastos é o principal motivo. A prova avalia o desempenho de todas as crianças do 3º ano do ensino fundamental de escolas públicas e é prevista na legislação para...
O governo federal lança em agosto sistema para que professores e diretores das escolas de todo o País possam entender melhor o nível de aprendizagem dos alunos. Chamado Devolutivas, o projeto é do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).
O governo do Estado e a Prefeitura de São Paulo vão reforçar o monitoramento dos alunos de suas redes de ensino e implementar modelos de provas bimestrais padronizadas para todas as escolas. Nos dois projetos, o objetivo é proporcionar mais uma ferramenta pedagógica para o dia a dia de...
Um pequeno país do norte da Europa, com pouco mais de cinco milhões de habitantes, tem sido um exemplo para outros países na educação por mais de uma década.
São Paulo - Um grupo de seis alunos da escola estadual Francisca Lisboa Peralta, no bairro Jardim Elvira, em Osasco, denunciou uma suposta prática na unidade que poderia elevar a nota no Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), exame realizado anualmente.
Tema delicado em qualquer sistema educativo, o México implementará em 2015 e 2016 um grande sistema de avaliação de professores. Para Luis Castillo Montes, diretor de Planejamento, Coordenação e Comunicação Social do INEE (Instituto Nacional para a Avaliação da Educação), do México, o mecanismo...
Entre 15 países avaliados pelo Terce (Terceiro Estudo Regional Comparativo e Explicativo), realizado pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), o Chile foi o que obteve o melhor desempenho em matemática e leitura na 3ª e 6ª séries (que correspondem ao 4º e 7º...
Os dados do Terce (Terceiro Estudo Regional Comparativo e Explicativo), divulgados nesta quinta-feira (4) pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), mostram que mais da metade dos alunos brasileiros do 4º ano do ensino fundamental não dominam habilidades de...
Um estudo divulgado nesta quinta-feira (4) pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) mostra que poucos alunos brasileiros do 7º ano têm domínio do conteúdo de ciências.
São Paulo - O Tribunal de Contas da União (TCU) recomendou ao Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep) que faça licitação para realizar avaliações de larga escala, como o Exame Nacional de Desempenho de Estudante (Enade), o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e...
São Paulo - O desempenho em Português e Matemática dos alunos do ensino médio da rede estadual de São Paulo piorou em 2013 e é o mais baixo desde 2008, conforme avaliação do governo do Estado. No fim do ensino fundamental (9.º ano), a nota média da rede caiu em Língua Portuguesa e teve leve...
A diretora de uma escola primária no Reino Unido mandou uma carta aos seus alunos juntamente com os resultados da avaliação nacional na Inglaterra nesta segunda-feira (14). No texto, ela diz que a direção "sente muito orgulho" pelas notas deles, mas pede que os estudantes se lembrem que "as notas...
Por causa da falta de uma política curricular clara no Brasil, a avaliação é quem está cobrando da escola os conteúdos que devem ser ensinados aos alunos. Esta é a opinião de Paula Louzano, doutora em política educacional pela Universidade Harvard (EUA) e pesquisadora da USP (Universidade de São...