Veja imagens de Ciência do mês (julho/2015)

AFP
1º.jul.2015 - SUPRIMENTOS PARA O ESPAÇO - O cargueiro Progress M-28M da Rússia é montado em uma plataforma de lançamento no Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão. A Rússia se prepara para lançar a nave que irá reabastecer a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), após o foguete não tripulado Falcon-9 ter explodido no ar logo depois de ser lançado da base de Cabo Canaveral, na Flórida
G. Beccari/ESO/AFP
1º.jul.2015 - ESTRELAS VIZINHAS - Telescópio do Observatório Europeu do Sul, no Chile, flagra um conjunto de estrelas e gases coloridos. O jovem aglomerado de estrelas conhecido como NGC 2367 está localizado às margens da Via Láctea
ESA
1º.jul.2015 - ANTÁRTIDA VISTA DO ESPAÇO - O microssatélite da ESA (agência espacial europeia) Proba-1 capturou imagem dos picos de montanhas localizadas na Antártida. O período de uso do satélite foi prorrogado de dois para 11 anos. O cume mais alto visto na imagem é o local da base belga Princesa Elisabeth, a primeira estação polar ecológica no continente do sul, isto é, que não emite poluentes. O cume é atingido por ventos de até 300 km/h, de modo que a base é alimentada por turbinas eólicas suplementadas com painéis solares. Fundada em 2009, a base é mantida no lugar por âncoras que se estendem a vários metros para dentro da rocha. Com menos de um metro cúbico, o Proba-1 é o primeiro satélite da série destinado a voo de teste de novas tecnologias espaciais Mais
ESA/Reuters
1º.jul.2015 - CRATERAS NO COMETA - Crateras foram registradas na superfície do hemisfério norte do cometa 67P/Churyumov?Gerasimenko pela sonda Rosetta, em imagem divulgada nesta quarta-feira (1º). O cometa que está sendo estudado pela Rosetta tem buracos enormes em sua superfície, grandes o suficiente para engolir a pirâmide de Gizé, do Egito, segundo a pesquisa publicada na quarta-feira Mais
Sergei Grits/AP
1º.jul.2015 -VÊNUS E JÚPITER - Os planetas Vênus (quase ao centro) e Júpiter aparecem próximos em uma conjunção no céu da cidade de Novogrudok, a 150 km de Minsk, no Belarus, nesta quarta-feira (1º). Os planetas estão a milhões de quilômetros de distância, mas da Terra podem ser visto próximos nos últimos dias Mais
J. Tseng/AMNH/Reuters
1º.jul.2015 - CANINO GIGANTE - Uma mandíbula parcialmente fossilizada de um Smilodon fatalis, um felino com dente de sabre, com um canino gigante, é mostrada em imagem disponibilizada pelo Museu Americano de História Natural, nesta quarta-feira (1º). Usando uma sofisticada imagem de raio-x e uma análise dos isótopos de oxigênio no esmalte dos dentes do gato, cientistas determinaram que os caninos do animal cresceram o dobro do tamanho dos atuais leões africanos e que o Smilodon tinha ao menos três anos de idade quando os seus caninos cresceram completamente
Luís Adolfo/UFTM
2.jul.2015 - FÓSSEIS EM UBERABA - Pesquisadores do CCCP (Complexo Cultural e Científico de Peirópolis), pertencente à UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro), encontraram fósseis de dinossauros em canteiro de obras em Uberaba (MG). Amostras foram apresentadas nesta quinta-feira (2). Dentre elas, estão costelas, vértebras, tíbias e fósseis da cintura escapular de dinossauros, todas ainda inseridas nas rochas originais localizadas em Uberaba Mais
Universidade do Arizona/JPL/NASA
6.jul.2015 - OLHOS DE JÚPITER - A lua de Júpiter nomeada Europa parece ser recheada de cortada por artérias, como no olho humano. Esta formação se deve a rachaduras e sulcos, alguns de milhares de quilômetros, nas geleiras existentes que se tornam mais fortes com a queda das marés, provocada pela atração gravitacional de Júpiter. A cor surpreendente é devido ao aumento dos minerais localizados abaixo da crosta gelada, possivelmente, sais do oceano subterrâneo
AURA
6.jul.2015 - Super Hubble - A Aura (Associação de Universidades para Pesquisas em Astronomia) divulgou nesta segunda-feira (6) uma imagem comparativa entre a resolução alcançada pelo telescópio Hubble e a que pretendem alcançar o lançamento, em 2018, do telescópio espacial James Webb (JWST), também apelidado de ?super Hubble?. O novo telescópio será projetado para ver o universo com nitidez cinco vezes maior do que o Hubble pode conseguir e com sensibilidade 100 vezes maior para captar a luminosidade fraca das estrelas. Os cientistas também irão buscar sinais de vida nos diversos planetas similares à Terra
Dylan O'Donnell
7.jul.2015 - FLAGRA NO ESPAÇO - O fotógrafo amador Dylan O'Donnell registrou uma imagem da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) próxima da Lua, isto é a mais de 28 mil km de distância. Dylan fez a foto da cidade australiana de Byron Bay, onde a ausência de cidades maiores oferece baixos níveis de poluição luminosa, o que possibilitou a visualização do laboratório espacial por três segundos. A imagem foi feita em 30 de junho de 2015, quando a estação espacial estava a uma distância de 400 km acima do oceano Pacífico
7.jul.2015 - DESFOCADAS, PORÉM COLORIDAS - A Nasa liberou nesta terça-feira imagens inéditas de Plutão. A agência espacial dos Estados Unidos havia perdido momentaneamente o contato com a sonda New Horizons, que irá realizar um voo de reconhecimento de Plutão em 14 de julho. A conexão já foi restabelecida. Na imagem, é possível ver duas facetas do planeta-anão, com pontos misteriosos no equador do corpo celestial. Cada um dos pontos tem cerca de 480 quilômetros de diâmetro
Observatórios de La Silla e Paranal no Chile/ESA
8.jul.2015 - BRILHO INTENSO - Observações obtidas nos Observatórios de La Silla e Paranal no Chile detectaram uma rara explosão de raios gama de longa duração. Em geral estas explosões - as maiores desde o Big Bang - duram alguns segundos, mas o registro feito em 2011 durou algumas horas, em um dos mais longos registros já feitos. O fenômeno continuou a ser observado e foi associado à supernova chamada de SN 2011kl. O autor principal do estudo, Jochen Greiner, do Instituto Max Planck, diz que os astrônomos pensavam que estas explosões de raios gama tinham origem em estrelas muito massivas - cerca de 50 vezes a massa do Sol - e que assinalavam a formação de um buraco negro. "O caso obriga-nos a considerar alternativas ao cenário de uma estrela em colapso", conclui Greiner. O estudo será publicado na quinta-feira (9) na revista Nature
Danielle Dufault/Reuters
Paleontologistas descobriram uma nova espécie de dinossauro. O animal que teria o tamanho de um hipopótamo, com diversos chifres em volta da cabeça e um curioso bico de papagaio. Os fósseis do animal, que teria 79 milhões de anos, foram encontradas em 2010 pela chamada ?caçadora de dinossauros?, a paleontologista canadense Wendy Sloboda. A divulgação de que os ossos são de um animal que não havia sido catalogado aconteceu nesta quarta-feira (8), após anos de estudos do Royal Ontario Museum. O nome da nova espécie foi divulgado na publicação científica PLOS ONE
Lockheed Martin
8.jul.2015 - NA ROTA DO ASTEROIDE - O segundo instrumento para explorar a superfície do asteróide primitivo Bennu é instalado no espectômetro OSIRIS-Rex por engenheiros da Lockheed Martin, fabricante de produtos espaciais. O espectômetro mede a luz visível e infravermelho ao asteróide e pode ser usado para identificar a água e materiais orgânicos. Esta será a primeira missão dos EUA para retornar com amostras de um asteróide para a Terra. O lançamento estáestá programada para lançamento em setembro de 2016. O ápice da operação será em 2018 e deve retornar com uma amostra à Terra em 2023
NASA
8.jul.2015 - CORAÇÃO DE PLUTÃO - A Nasa divulgou uma das imagens mais próximas do 'planeta anão' após a sonda New Horizon retomar os trabalhos. Na parte inferior direita é possível enxergar um formato de coração do planeta mais distante do sistema solar. A imagem foi feita a 6,7 milhões de quilômetros de distâncias Mais
Zsolt Czegledi/EFE
13.jul.2015 - CÉU ESTRELADO - Via Láctea é vista da região húngara de Balmazujvaros, a 200 quilômetros a leste de Budapeste
JHUAPL/SWRI/Nasa
13.jul.2015 - NEW HORIZONS MAIS PRÓXIMA DE PLUTÃO - A sonda espacial New Horizons está se aproximando cada vez mais de Plutão. Em imagem divulgada nesta segunda-feira (13) pela Nasa é possível visualizar de maneira mais nítida detalhes da complexa superfície do planeta-anão, que fica a cerca de 4 bilhões de quilômetros da Terra. A nave espacial não tripulada deverá passar por Plutão nesta terça-feira (14) a uma velocidade de 49,6 mil quilômetros por hora Mais
14.jul.2015 - QUASE LÁ - A sonda New Horizons registrou mais uma imagem do planeta anão Plutão, na segunda-feira (13) às 16h. A espaçonave viajou mais de nove anos e mais de três bilhões de milhas e nunca esteve tão perto do planeta. Esta é a última e mais detalhada imagem do Plutão enviada à Terra 16 horas antes do momento de máxima aproximação Mais
Reprodução/Twitter/NASANewHorizons
14.jul.2015 - MISSÃO CUMPRIDA - A Nasa (agência espacial norte-americana) comemorou em uma postagem no Twitter a aproximação máxima da sonda New Horizons ao redor do planeta anão Plutão. Após uma espera de nove anos e meio, a espaçonave é a primeira a visitar o planeta Mais
CERN
14.jul.2015 - PENTAQUARK É DETECTADO - Cientistas que trabalham no Grande Colisor de Hádrons (LHC, na sigla em inglês) - um acelerador de partículas gigantesco que fica na fronteira entre a França e a Suíça - anunciaram a descoberta de uma nova partícula, batizada de pentaquark. A primeira previsão da existência do pentaquark foi feita na década de 1960, mas, assim como o Bóson de Higgs (ou "partícula de Deus"), os cientistas não conseguiram detectar o pentaquark durante décadas Mais
Astronomy Magazine
14.jul.2015 - TELEFONE, CASA - Plateia vibra com o contato da sonda New Horizons, no auditório da universidade Johns Hopkins, em Maryland, nos EUA. A Nasa recebeu os primeiros sinais da sonda New Horizons nesta terça-feira (14) às 21:53 (horário de Brasília). Os sinais que os cientistas da Nasa (agência espacial americana) receberam são os mais positivos possíveis: foram gravados dados, imagens e informações sobre a atmosfera de Plutão Mais
14.jul.2015 - LIGANDO PARA CASA - Cientistas responsáveis pela missão vibram com o contato da sonda New Horizons, que explora o planeta-anão Plutão. A Nasa recebeu os primeiros sinais da sonda New Horizons nesta terça-feira (14) às 21:53 (horário de Brasília). Os sinais que os cientistas da Nasa (agência espacial americana) receberam são os mais positivos possíveis: foram gravados dados, imagens e informações sobre a atmosfera de Plutão Mais
US Geological Survey/AFP
15.jul.2015 - FLAGRA DE VULCÃO - Satélite flagra cinzas e gases saindo do vulcão Monte Raung, na ilha indonésia de Java. Pelo menos 900 voos foram cancelados em Bali, e outros aeroportos regionais foram fechados devido às nuvens de cinzas, que chegaram a seis km de altura Mais
Sergei Karpukhin/Reuters
15.jul.2015 - REVENDO AMIGOS - O ex-comandante da nave espacial Apollo,Thomas Stafford (à esquerda), e o ex-comandante da Soyuz 19, Alexei Leonov, posam para uma foto no Museu Cosmonauta em Moscou, na Rússia, nesta quarta-feira (15). Os astronautas se reuniram para marcar o 40º aniversário do Apollo-Soyuz Test Project, que foi uma missão conjunta feita pelos EUA e a antiga União Soviética que efetuou uma acoplagem em órbita da Terra da Apollo 18 com a Soyuz 19, em julho de 1975
ESO
15.jul.2015 - NOVO SISTEMA SOLAR? - Astrônomos identificaram um planeta parecido com Júpiter, de massa equivalente, a orbitar uma estrela parecida com o Sol, em outro sistema planetário. Os novos astros descobertos mantêm a mesma distância dos astros já conhecidos do nosso Sistema Solar, o que sugere uma semelhança entre ambos sistemas. A HIP indica que possam existir também planetas rochosos em órbitas mais próximas da estrela. Os cientistas utilizaram na descoberta o telescópio de 3,6 metros do ESO (Observatório Europeu do Sul). A imagem é uma concepção artística Mais
Craig Rubadoux/Florida Today/AP
15.jul.2015 - SATÉLITE GPS DE ÚLTIMA GERAÇÃO - O foguete United Launch Alliance Atlas V, que carrega a geração mais recente de satélites GPS da Força Aérea dos EUA, é lançado no Cabo Canaveral, na Flórida, nesta quarta-feira (15)
15.jul.2015 - MONTANHAS DE GELO - Primeira imagem divulgada pela Nasa (Agência Espacial Norte-Americana) feita pela sonda New Horizons do ponto mais próximo de Plutão mostra montanhas de gelo. As montanhas medem até 3,5 quilômetros e apesar de terem idade calculada 100 milhões de anos, são consideradas jovens diante de um sistema solar com 4,56 bilhões de anos. "Essa é uma das superfícies mais jovens que encontramos no Sistema Solar. Essas montanhas podem estar em processo de construção ainda", disse Jeff Moore, integrante da equipe de imagens geológicas da sonda New Horizons. A maior parte da superfície de Plutão é coberta de metano e nitrogênio em formato de gelo, mas essas substâncias não são suficientes para sustentar montanhas. Cientistas da Nasa suspeitam que este material mais duro seja água congelada. "Nas temperaturas encontras em Plutão, a água se comporta mais como rocha", disse um dos líderes da equipe de imagem da sonda Bill McKinnon, da Universidade de Washington Mais
Arianespace/CNES/ESA
15.jul.2015 - SATÉLITE METEOROLÓGICO - Um último satélite meteorológico da serie Meteosat Second Generation foi lançado no Porto Espacial Europeu em Kourou, na Guiana Francesa, nesta quarta-feira (15). Os satélites MSG fornecem imagens de alta definição da África e Europa a cada 15 minutos e de ?varredura rápida? a cada cinco minutos. A ESA (Agência Espacial Europeia) é responsável pela concepção, desenvolvimento e lançamento do projeto
Stereo/Nasa/Reuters
16.jul.2015 - SOL AZUL? - O Extreme Ultraviolet Imager, a bordo da espaçonave Stereo-A, da Nasa (Agência Espacial Norte-Americana), captou imagens de vários comprimentos das ondas de luz que são invisíveis aos olhos humanos. Nesta foto, o instrumento registrou ondas 171 angstrom, que são tipicamente azuis. Desde o fim de março, a Stereo-A está mais distante do sol operando em modo de segurança para recolher e armazenar dados através do seu instrumento de rádio. Imagem foi tomada nesta quarta-feira (15) e divulgada hoje (16)
ESA/Hubble/Nasa
17.jul.2015 - AGLOMERADO BRILHANTE - Este conjunto de estrelas recebeu seu nome de Quintuplet Cluster devido a suas cinco estrelas mais brilhantes, mas é praticamente impossível identifica-las no meio de outras milhares. O aglomerado está localizado apenas a 100 anos-luz do centro de nossa galáxia. A proximidade das estrelas com a poeira do centro da galáxia faz com que grande parte de sua luz visível seja bloqueada, o que ajudou a mantê-las desconhecidas até 1990, quando foram reveladas por observações com infravermelho. O aglomerado é lar da Pistol Star, uma das estrelas mais luminosas conhecidas na Via Láctea, que está prevista para virar uma supernova em três milhões de anos. A presença das estrelas supergigantes vermelhas indicam que o aglomerado tem quase quatro milhões de anos
JAXA/ESA
17.jul.2015 - NY VISTO DO CÉU - A cidade de Nova York - incluindo a ilha de Manhattan no centro, os bairros do Brooklyn e do Queens do lado direito, e do Bronx ao longo da parte superior direita - foi retratada por um satélite japonês em 2010. Com mais de oito milhões de habitantes em uma quantidade limitada de terra, Nova York é uma das cidades mais densamente povoadas dos Estados Unidos. A regiçao tem uma longa história de recuperação de terras, principalmente na ponta sudoeste de Manhattan. Esta área já fez parte do rio Hudson, por exemplo. Com as populações crescendo nas cidades do mundo, além de construções verticais, recuperação de terras é uma prática comum. Dos cinco distritos da cidade, Manhattan é o mais densamente povoado Mais
NASA/AFP
17.jul.2015 - MONÓXIDO DE CARBONO EM PLUTÃO - Imagem obtida da Nasa nesta sexta-feira (17) mostra o "coração de Plutão" na metade oeste do planeta-anão, chamada pelos cientistas de região de Tombaugh. O registro foi feito pela New Horizons, cujo instrumento chamado de Ralph identificou evidências de monóxido de carbono congelado. Os contornos indicam que a concentração de monóxido de carbono congelado aumenta em direção ao centro do "olho de boi". Esses dados foram adquiridos pela nave espacial em 14 de julho e transmitidos à Terra nessa quinta-feira (16) Mais
Chuang Zhao/Universidade de Edimburgo/Reuters
17.jul.2015 - ANCESTRAL DO VELOCIRAPTOR - Reconstrução mostra a nova espécie de dinossauro, o Zhenyuanlong suni, que tinha braços curtos e penas, proveniente do Cretáceo Inferior (cerca de 125 milhões de anos atrás), encontrada na China. A imagem foi divulgada pela Universidade de Edimburgo na quarta-feira (15). Cientistas descobriram o fóssil do dinossauro alado, considerado um ancestral do velociraptor Mais
Niklas Halle'n/AFP
20.jul.2015 - O astrofísico britânico Stephen Hawking (à esquerda) participa de uma conferência em Londres, na Inglaterra, onde ele e empresário russo e co-fundador do Prêmio Breakthrough, Yuri Milner (não retratado), anunciaram o lançamento de um novo projeto que tentará encontrar vida fora da Terra. A iniciativa, batizada como Breakthrough Listen, custará US$ 100 milhões e irá permitir que pesquisadores vasculhem o espaço sideral em busca de sinais de vida extraterrestre pelos próximos dez anos, cobrindo uma área na qual estão localizadas 1 bilhão de estrelas próximas da Terra e outras 100 galáxias fora dos limites da Via Láctea Mais
20.jul.2015 - PLANETA TERRA - Uma câmera instalada em um satélite da Nasa (agência espacial norte-americana) fez uma imagem de um dos "lados" da Terra totalmente iluminado, a uma distância de mais de 1,6 milhão de km. A imagem, feita em 6 de julho de 2015 mostrando a América do Norte e Central, foi compartilhada pelo presidente dos EUA, Barack Obama, em sua conta no Twitter. Obama pediu às pessoas que protejam o único planeta que temos. A câmera irá fornecer uma série diária de imagens do planeta que permitirá o estudo de todo o globo. Essas imagens serão publicadas em um site em setembro de 2015
Pavel Golovkin/AP
21.jul.2015 - NOVA VIAGEM DA SOYUZ - O cosmonauta russo Oleg Kononenko, membro da próxima missão para a Estação Espacial Internacional, brinca com a filha Alice no cosmódromo russo de Baikonur, no Cazaquistão, nesta terça-feira. Ele fará parte da equipe de tripulantes da nave Soyuz TMA-17M, que deve ser lançada na próxima quinta-feira (23) Soyuz-FG foguete da Rússia com a cápsula espacial Soyuz TMA-17M vai lançar para a Estação Espacial Internacional em 23 de julho (AP Photo / Pavel Golovkin) Mais
SA/IPEV/PNRA/B. Healey
21.jul.2015 - ANTÁRTIDA - Luz da lanterna de cabeça do cientista italiano Giampietro Casasanta é vista em uma imagem capturada por longa exposição na estação de pesquisa Concordia, localizada na Antártida. O local é usado para armazenar amostras de neve, mas não precisa de refrigeração, já que a temperatura ambiente gira em torno de -70ºC. A médica Beth Healey passa nove meses na região para executar experimentos para a ESA (Agência Espacial Europeia) na preparação de missões de exploração espacial. Como a base Concordia encontra-se no ponto mais ao sul da Terra, o Sol não aparece no horizonte no inverno, isto é, a tripulação vive sem ver a luz solar durante quatro meses do ano. A 3.200 metros acima do nível do mar, no maior deserto do mundo, o ar do local é muito seco e tem menos oxigênio
R. Maiolino/ESO
21.jul.2015 - FORMAÇÃO DE GALÁXIA NO INÍCIO DO UNIVERSO - O objeto central é uma das galáxias mais distantes já observadas, chamada BDF 3299, ela teria se formado quando o Universo tinha menos de 800 milhões de anos, o que é muito pouco em termos espaciais. A nuvem brilhante vermelha à esquerda e abaixo da galáxia é uma vasta nuvem de material que compõe a galáxia. Esta imagem mostra uma combinação de dados do observatório ALMA (Atacama Large Millimeter Array) e do Very Large Telescope Mais
Manchester Royal Eye Hospital/AFP
22.jul.2015 - OLHO BIÔNICO - Um aposentado britânico de 80 anos parcialmente cego por conta de degeneração macular associada à idade (DMAE) recuperou parte de sua visão graças a um olho biônico, um instrumento que transmite imagens de vídeo de uma câmera em miniatura instalada em seus óculos. A Universidade de Manchester, do Reino Unido, anunciou que a operação no engenheiro aposentado Ray Flynn foi realizada com êxito, indicando que se trata de uma novidade mundial devido às condições particulares de uma pessoa idosa Mais
Pavel Golovkin/AP
22.jul.2015 - PROVA DE ROUPA - O astronauta japonês Kimiya Yui, membro da equipe da espaçonave Soyuz TMA-17M testa traje espacial no dia do lançamento da nave russa. A Soyuz decola às 21h03 GMT (18h03 em Brasília) a partir da base de Baikonur, no Cazaquistão e será acoplada à Estação Espacial Internacional. O lançamento ocorre com dois meses de atraso Mais
Shamil Zhumatov/EFE
22.jul.2015 - NOVA EXPEDIÇÃO - Astronautas da expedição da espaçonave Soyuz se dirigem à nave. Da esquerda para direita: o astronauta da Nasa (Agência Espacial Norte-Americana) Kjell Lindgren, o cosmonauta russo Oleg Kononenko e o astronauta japonês Kimiya Yui. A Soyuz decola às 21h03 GMT (18h03 em Brasília) a partir da base de Baikonur, no Cazaquistão e será acoplada à Estação Espacial Internacional. O lançamento ocorre com dois meses de atraso Mais
Aubrey Gemignani/NASA
22.jul.2015 - Agência espacial russa Roscosmos lança a nave Soyuz. O lançamento ocorreu como o previsto, às 21h03 GMT (18h03 em Brasília), da base de Baikonur, no Cazaquistão. A nave com três astronautas a bordo será acoplada à Estação Espacial Internacional Mais
NASA / JPL-Caltech / T. Pyle
23.jul.2015 - TERRA 2? - Ilustração produzida pela Nasa (agência espacial norte-americana) compara a Terra (à esquerda) ao novo planeta chamado Kepler-452b, cujo diâmetro é 60% maior do que o da Terra. O Telescópio Espacial Kepler confirmou a existência do primeiro planeta semelhante ao nosso na "zona habitável", ou seja, em torno de uma estrela semelhante ao Sol Mais
Dave Martill/University of Portsmouth/Science
23.jul.2015 - COBRA DE 4 PATAS - Cientistas descreveram o que seria o primeiro fóssil conhecido de uma cobra com quatro patas. O fóssil de aproximadamente 120 milhões de anos e 20 centímetros de comprimento foi encontrado na Formação Crato, localizada na bacia do Araripe, no Ceará. Essa seria uma das mais antigas serpentes já encontradas, sugerindo que o grupo evoluiu a partir de ancestrais terrestres e não marinhos. Elas teriam vivido na Gondwana, o remanescente do sul do supercontinente Pangea. A descoberta será descrita na revista Science nesta sexta-feira (24) Mais
Antonio Lacerda/EFE
23.jul.2015 - EXPLORAÇÃO OCEANOGRÁFICA - O Ministério da Defesa apresentou o maior navio de pesquisa da história da oceanografia brasileira nesta quinta-feira (23). A embarcação ?Vital de Oliveira? mede 78 metros e equipado com o que há de mais moderno em instrumentação de pesquisa oceanográfica - incluindo um robô submarino com capacidade para mergulhar até 4 mil metros de profundidade. A preocupação dos pesquisadores agora é como quantidade de tempo que terão para usar a embarcação. Considerando que a maior parte da conta foi paga pelas empresas, muitos temem que a agenda do navio seja comandada pela prospecção de riquezas minerais e outras pesquisas de interesse privado da indústria Mais
ESA/XMM-Newton/J.A
27.jul.2015 - RENASCIMENTO - Sob as cores vivas desta nuvem em forma de olho, chamada Abell 78, uma estrela morta, não muito diferente do nosso Sol, perde suas camadas exteriores para viver novamente. Liberar as camadas externas é o destino habitual para qualquer estrela com uma massa de 0,8 a 8 vezes a do Sol. Depois de esgotar o combustível de seus núcleos durante bilhões de anos, estas estrelas podem entrar em colapso e se tornar anãs brancas. Ao redor delas, o material ejetado atinge o gás ambiente e a poeira, criando nuvens conhecidas como 'nebulosas planetárias'. No entanto, o ressurgimento de vida visto nesta imagem é um evento excepcional. Apenas poucas estrelas que renasceram foram descobertas. Apesar de ter cessado a queima de gases nucleares, algumas das camadas exteriores da estrela se tornaram tão densas que a fusão do hélio recomeçou. A atividade nuclear renovada desencadeou outra, e a interação entre velhos e novos fluxos moldou a estrutura complexa da nuvem. A interação entre ventos lentos e rajadas rápidas no ambiente da Abell 78 aqueceram os gases a mais de um milhão de graus, tornando-a brilhante em visões de raio-X
Divulgação/ Museu Nacional de História Natural do Instituto Smithsonian
28.jul.2015 - RESTOS MORTAIS DE 1ª COLÔNIA DOS EUA - Cientistas descobriram a identidade dos esqueletos encontrados há dois anos na primeira colônia norte-americana, em Jamestown, no estado da Virginia. Os restos mortais têm 400 anos de idade e foram enterrados próximo ao altar de uma igreja que foi instalada na cidade entre 1608 e 1617. O local era reservado para os mais importantes líderes da colonização Mais
Observatório Europeu do Sul/AFP
29.jul.2015 - LÍTIO EM ESTRELA - Em imagem divulgada pelo Observatório Europeu do Sul (ESO), a estrela Nova Centauri 2013, no centro, é flagrada depois de dezoito meses do início da explosão de seu núcleo. Esta estrela foi a primeira onde cientistas encontraram evidência de lítio
29.jul.2015 - ÁFRICA VISTA DO ESPAÇO - O continente africano está no centro desta imagem tirada pela câmera do satélite DSCOVR (Observatório Espacial do Clima Profundo, sigla em inglês e tradução livre), da Nasa (Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço) nesta quarta-feira (29). A foto foi feita no dia 9 de julho de um ponto bastante vantajoso da Terra, a uma distancia de 1,6 milhão de quilômetros do nosso planeta
JPL-Caltech/Instituto de Ciência Espacial/Nasa
29.jul.2015 - ESTRIAS VERMELHAS EM TETIS - Linhas vermelhas incomuns em forma de arco apareceram na superfície da lua Tetis, de Saturno neste mosaico com cores reforçadas. As estrias vermelhas são estreitas, curvilíneas, com apenas alguns quilômetros e largura, mas muitas centenas de quilômetros de extensão. A cor é uma característica incomum nas luas do planeta e foram reveladas pelas câmeras do satélite Cassini
JPL-Caltech/MSSS/Nasa
29.jul.2015 - SÍLICA EM MARTE - Imagem de fragmento de rocha apelidado de "Lamoose" foi capturada pelas lentes do Mahli, gerador de imagens da sonda Curiosity, da Nasa. Lamoose tem a aparência de outras rochas encontradas nos arredores de uma porção da Marias Pass, no Monte Sharp, em Marte, mas tem uma concentração incomum de sílica. A substância é um composto que contém silício e oxigênio, que formam as rochas, comumente encontrada na Terra como quartzo. Os altos níveis de sílica podem indicar condições ideais para preservar antigos materiais orgânicos Mais
AFP
29.jul.2015 - MAIOR RADIOTELESCÓPIO DO MUNDO - Imagem feita nesta quarta-feira (29) mostra o Fast (Aperture Spherical Radio Telescope), o telescópio de quinhentos metros em construção em Pingtang, no sudeste da China. O país começou a montagem do maior radiotelescópio do mundo, que será do tamanho de 30 campos de futebol quando estiver pronto
Scott Kelly/Nasa
30.jul.2015 - BOM DIA, BELO HORIZONTE! - O astronauta Scott Kelly publicou uma imagem da cidade de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais (Brasil), em seu Twitter diretamente do espaço, da Estação Espacial Internacional. O norte-americano desejou "bom dia" a todos os moradores da cidade Mais
Nasa/JPL/University of Arizona
30.jul.2015 - GEADA EM MARTE - A geada sazonal normalmente acontece em latitudes médias e altas em Marte, muito parecido com a neve do inverno da Terra. No entanto, no planeta vermelho a geada é de dióxido de carbono (gelo seco), em vez de gelo de água. E esta geada parece causar uma reação na superfície, incluindo os fluxos de voçorocas (grandes buracos de erosão). Esta imagem, feita em 11 de abril de 2015, mostra a geada em uma cratera nas planícies do norte do planeta. A geada destaca detalhes da superfície, uma vez que quantidades diferentes de gelo se acumulam
Stephane Corvaja/AFP
30.jul.2015 - VOLTA AO ESPAÇO - O astronauta italiano Paolo Nespoli voltará em maio de 2017 ao espaço aos 60 anos e como integrante de uma missão da Agência Espacial Italiana (ASI) na Estação Espacial Internacional (ISS, em inglês). O anúncio foi feito nesta quinta-feira em entrevista coletiva realizada em Roma pelo presidente da ASI, Roberto Battiston, e o responsável do Centro de Astronautas Europeus da Agência Espacial Europeia (ESA), Frank De Winne Mais
NASA
PROCURE WALLY - A Nasa (Agência Espacial Norte-Americana) divulgou uma foto da Lua em que a silhueta da stação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) aparece no astro. Você consegue encontrá-la?